Residência Las Delfinas / Andrés Alonso

Residência Las Delfinas / Andrés Alonso - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: Andrés Alonso; Andrés Alonso
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  310
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cicco, JMaberturas, Retro Guetta
  • Engenheiro Estrutural: Walter Morón
  • Paisagismo: Patricia Fanin
  • Arquiteto Responsável: Andrés Alonso
  • Cidade: Villa Allende
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata-se de três unidades de habitação com dois pavimentos e dois dormitórios em uma superfície de 100 m² cada. Todas destinadas à venda.

O local de implantação escolhido é um lote de geometria irregular, com saída para duas ruas que se unem no extremo norte e têm uma diferença de nível de 2,50 metros.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Uma floresta centenária dá vida ao terreno e seus arredores que, juntamente com o caráter residencial, constituem a essência do bairro de San Alfonso localizado na cidade de Villa Allende, na província de Córdoba, Argentina.

© Gonzalo Viramonte

A ideia de uma arquitetura que respeita seu ambiente derivou de uma abordagem simples que se conforma ao existente por meio de um volume que atravessa o terreno passando entre as árvores, comprimindo-se no seu ponto intermediário na orientação norte, para se adaptar à geometria do solo. Com um afastamento de 3,00 metros em um de seus lados, permite-se a circulação de pedestres com escadas e pontes, gerando a conectividade tanto pública como privada.

© Gonzalo Viramonte

Este volume repousa sobre uma base de tijolo à vista, que nivela as duas ruas, permitindo situar uma garagem dupla sob o deck de expansão de uma das unidades, enquanto a garagem da terceira unidade é acessada pela outra rua, onde também foi gerado um espaço de estacionamento graças ao recuo do muro que limita a piscina exterior.

© Gonzalo Viramonte

As unidades são resolvidas por meio de um desenho simples que divide a área social, no térreo, da área privativa, no pavimento superior.

© Gonzalo Viramonte

O espaço de uso comum, onde a piscina e churrasqueira estão localizados, foi localizado na extremidade mais distante da edificação e envolvido por uma parede para conferir mais privacidade.

A morfologia da edificação gera um efeito óptico sobre o observador, sendo velado a ele um de seus lados.

© Gonzalo Viramonte

Desta forma, tentamos nos concentrar em algo paradigmático da nossa época, que tem como um dos seus sintomas um certo exibicionismo.

Através de uma arquitetura que sugere sem se mostrar completamente, pretende-se gerar no usuário o desejo de explorar algo enigmático.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Villa Allende, Córdoba, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Las Delfinas / Andrés Alonso" [Casa Las Delfinas / Andrés Alonso] 04 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917463/residencia-las-delfinas-andres-alonso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.