Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Portugal
  5. Nuno Capa Arquitecto
  6. 2019
  7. Urbo Business Center / Nuno Capa Arquitecto

Urbo Business Center / Nuno Capa Arquitecto

  • 06:30 - 21 Maio, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
Urbo Business Center / Nuno Capa Arquitecto
Urbo Business Center / Nuno Capa Arquitecto, © Joao Morgado
© Joao Morgado

© Joao Morgado © Joao Morgado © Joao Morgado © Joao Morgado + 199

© Joao Morgado
© Joao Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Urbo Business Center é um edifício para escritórios e serviços localizado em Matosinhos, na Região Metropolitana do Porto. Caracterizado pelo volume único, com uma implantação destacada de geometria retangular, o edifício é inserido em um terreno de esquina com cerca de 6000m².

© Joao Morgado
© Joao Morgado
Implantação
Implantação
© Joao Morgado
© Joao Morgado

Com uma área total de construção de 25600m², o edifício compreende um total de oito pisos, seis dos quais acima do solo para escritórios, e dois subsolos com 200 lugares de estacionamento subterrâneo, com excepção de uma zona no lado oeste no 1º andar, também no nível do porão, adequado para prestadores de serviços.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

As calçadas, mais largas ao norte e ao sul do edifício, estabelecem a importância de se criar uma dupla entrada em fachadas opostas. Estas duas entradas, que, por sua vez, originam uma linha de cruzamento, encontram-se no núcleo do edifício - um foyer com a altura total de cerca de 24m.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

O foyer é um espaço vazio, mas vital na organização espacial e funcional do edifício, onde uma grande clarabóia reforça a importância do lugar. Este foyer configura a distribuição do edifício, com dois núcleos de acesso verticais, escadas e grupo de elevadores, levando aos pisos superiores dos escritórios e aos andares inferiores do estacionamento.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

Os andares superiores, com cerca de 3000m² cada, organizados em torno do foyer, são servidos pelos dois centros nervosos opostos, em dois grandes espaços, e distribuídos para serem envolvidos pelas fachadas exterior e interior. Estes centros nervosos também levam ao andar superior do edifício (no sexto andar), no qual dois volumes menores escondem o equipamento mecânico de aquecimento, ar-condicionado e ventilação.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

O Urbo Business Center apresenta em seu projeto e desenvolvimento uma solução arquitetônica baseada em dois pontos-chave: um programa de escritórios, com uma organização espacial flexível, permitindo o estabelecimento e uso por um único ocupante ou sua transformação em diferentes espaços para hospedar múltiplos ocupantes; e num programa construtivo, tanto ao nível dos elementos de estrutura e revestimento, como em termos de um conjunto de infraestruturas baseadas nas mais recentes e melhores diretrizes e práticas de sustentabilidade, não só durante as fases de projeto e construção, mas também em o que se refere à vida útil do edifício, reduzindo assim os custos de manutenção e conservação.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

A ocupação atual singular em toda a área de escritório, exceto as quatro unidades comerciais independentes no piso térreo orientadas para av. Teixeira Ruela, confere ao piso uma forma mais larga e aberta, proporcionando uma grande transparência visual do edifício em geral, seja no plano horizontal interior ou no plano vertical entre os pisos, ao lado do foyer.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

Esta dimensão espacial e transparência do foyer produz relações visuais entre os vários pisos, os espaços de trabalho e as áreas de circulação, reforçando o conceito de proximidade e colaboração entre os usuários e os ocupantes. Quanto às soluções construtivas do edifício, adotou-se uma estrutura metálica, com lajes mistas para os pisos positivos, com sistema de envoltório de edificações com fachadas de vidro como revestimento externo, composto por elementos extrudados de alumínio envasados ​​em vidro, além de opacos. elementos de compósito de alumínio definindo a pele do edifício.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

A solução arquitetônica e construção da fachada é o elemento visual mais marcante do edifício. É uma estrutura que se reflete em todo o edifício, seja nas elevações exteriores ou interiores. É possível olhar o arranjo dos elementos rítmicos da fachada em diferentes alinhamentos, descobrindo interpretações melódicas. Para os pisos negativos, definiu-se uma estrutura de concreto armado.

© Joao Morgado
© Joao Morgado
Corte D
Corte D
© Joao Morgado
© Joao Morgado

O conjunto de infraestruturas foi concebido com sistemas de gestão integrados para otimizar e reduzir o consumo, como por exemplo o sistema de iluminação LED com luminescência e controle de presença. O projeto arquitetônico do Urbo Business Center é reforçado pela composição da iluminação noturna dos elementos da fachada.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Urbo Business Center / Nuno Capa Arquitecto" 21 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917402/urbo-business-center-nuno-capa-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.