Casa Felderhof / Pavol Mikolajcak Architekten

Casa Felderhof / Pavol Mikolajcak Architekten - Mais Imagens+ 26

Villandro, Itália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Oskar da Riz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, ERLACHER GmbH, Flos, Hannes Huber, Ligne Roset, Prandina, Rolf Benz, Sapa Building System International NV
  • Arquiteto Responsável: Pavol Mikolajcak
  • Engenharia: Dr. Ing. Ruben Erlacher
  • Cliente: Thomas Erlacher
  • Cidade: Villandro
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Oskar da Riz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O jovem proprietário que comprou o Felderhoffarmstead estava, desde o início,  consciente de sua natureza única. O conjunto, composto por duas estruturas uniformes, foi construído ligeiramente deslocado, porém de acordo com o perfil da encosta. Preservado em excelente estado, é um excelente exemplo típico de de edificações de fazendas (casa e galpão) das encostas do vale de Eisack. A casa residencial - com seu telhado de telhas de madeira e o galpão, com seu impressionante telhado de palha - são representações autênticas da vida em tempos antigos.

© Oskar da Riz

Antes de começar reconstruir, o proprietário decidiu se mudar para a casa, tendo tempo, assim, para se aclimatar. Esse período durou dois anos, e serviu para que ele decidisse que a casa deveria ser conservada em sua forma original. O proprietário também decidiu que o galpão deveria manter seu papel original de abrigar animais. No entanto, alguns aspectos da vida moderna deveriam ser incorporados e um equilíbrio entre a vida contemporânea e a autenticidade histórica deveria ser buscado. Assim, o conjunto casa/galpão não sofreu intervenção e uma unidade funcional foi construída a partir da antiga área de estar e sua extensão.

© Oskar da Riz
Corte AA
© Oskar da Riz

A topografia do terreno oferecia uma oportunidade para novas áreas de estar parcialmente subterrâneas. O novo edifício "em forma de tijolo" foi projetado para se juntar diretamente ao piso da casa existente, abaixo da porção oeste, ligando assim o antigo e o novo. A estrutura resultante se extende em formato de 'tijolo' retangular de leste a oeste e na face do declive é quase completamente escondido dentro da montanha. Apenas duas claraboias na cobertura trazem luz apontam para o volume subterrâneo da edificação. Ao sul, no entanto, o edifício oferece um poderoso gesto: uma estrutura de concreto se abre no chão e a longa fachada de vidro orienta a área residencial em direção ao vale.

© Oskar da Riz

Graças à espaçosa e lúdica fachada facetada, os novos espaços de estar e dormir desfrutam de uma vista espetacular do vale de Eisack e dos altos picos das Dolomitas. Espaços abertos, alturas generosas e claraboias apresentam um contraste com o tecido delicado e fechado do edifício histórico. As claraboias também permitem que as salas sejam inundadas pelo sol, e a geometria da edificação cria ambientes abertos e emocionantes. Um bônus extra são as excelentes vistas para os grandes Lariços atrás do celeiro.

© Oskar da Riz

A escadaria - que conecta o antigo prédio ao novo, e o piso da garagem à residência - representa a interseção entre história e modernidade. Todos os materiais utilizados expressam esta ideia e se encaixam na paisagem do entorno. Pedra natural, concreto aparente, aço e madeira são as escolhas altamente especializadas feitas para o projeto. Enquanto o teto geométrico de concreto aparente imita o contorno da colina, há um uso extensivo de móveis de madeira e superfícies clássicas. A extensão do Felderhof demonstra como um edifício histórico pode ser ampliado com um componente residencial moderno e de alta qualidade, sem intervir no caráter original da estrutura protegida. Através desta técnica, a nova extensão e o antigo edifício se relacionam de forma interessante e complementar.

© Oskar da Riz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:39040 Villandro BZ, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Felderhof / Pavol Mikolajcak Architekten" [Felderhof House / Pavol Mikolajcak Architekten] 22 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917386/casa-felderhof-pavol-mikolajcak-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.