Casa Sierra / Steyn Studio

Casa Sierra / Steyn Studio - Mais Imagens+ 48

  • Arquitetos: Steyn Studio; Steyn Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  268
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Imagen Subliminal
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bauxal Aluminium, Breinco, Cortizo, GROEH, Inalco, Lalegno, Neff, Roca, Schmidt, TOPCRET, Vaillant, Visendum
  • Arquiteto Técnico: Roberto Rapino Carmona, Arnaiz
  • Engenheiro Estrutural: Elías Martínez Alegria, A6 Ingenieria
  • Instalações: Juan Carlos Fernández García, A6 Ingenieria y Salvador Agramunt Nogues, Zetus
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Imagen Subliminal

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como o nome do projeto sugere, esta casa adotou seu apelido graças a seu perfil de cobertura diferenciado. Uma grata coincidência, já que a casa está localizada entre os bairros do noroeste de Madri, em Mirasierra e Montecarmelo. O perfil da cobertura é resultado das demandas espaciais internas. Devido às restrições de altura, as inclinações do telhado não podiam alcançar seu ponto máximo no centro. Ao coincidir com a posição do banheiro, decidimos inverter o cume e utilizar o espaço resultante para esconder as instalações, ar condicionado e painéis solares. A legislação local é muito restritiva em termos do quanto pode ser construído, o que resultou em tipologias semelhantes de moradias na vizinhança imediata, com algumas pequenas variações materiais.

© Imagen Subliminal

Os desafios impostos por essa norma e pela disponibilidade de um terreno estreito, com 6,5 metros de largura, foram considerados. O projeto se concentrou em aumentar a percepção da escala interna da casa, maximizando as alturas de pé direito onde é mais desejável e estendendo a profundidade da planta dentro da natureza linear do lote. Isso foi alcançado com sucesso evitando elementos construtivos sólidos transversais e definindo as diferentes áreas com mudanças de nível e altura, assim como utilizando divisórias decorativas ao invés de paredes. Os volumes dos dormitórios superiores também foram concebidos como uma casa dentro da própria casa, o que, por sua vez, também foi favorecido pela forma original da cobertura. Esses elementos diferenciam esta residência específica das demais casas e empreendimentos no entorno imediato.

© Imagen Subliminal
Corte 1
© Imagen Subliminal

Esta casa clama por seu próprio espaço entre paredes de concreto aparente, revestindo um bloco de travertino monolítico esculpido. Estes dois materiais contrastantes, ainda que complementares, referenciam alguns dos materiais já presentes na região, e também são representativos da sua localização na periferia de Madrid, onde a cidade urbana (selva de pedra) encontra a natureza (montanhas e pedra). O interior da casa carrega elementos do lado de fora de forma complementar com uma paleta limitada, equilibrada, neutra e quente.

© Imagen Subliminal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Sierra / Steyn Studio" [Sierra House / Steyn Studio] 13 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917352/casa-sierra-steyn-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.