Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Suite Arquitetos
  6. 2018
  7. Casa da Árvore Casa Cor 2018 / Suite Arquitetos

Casa da Árvore Casa Cor 2018 / Suite Arquitetos

  • 12:00 - 16 Maio, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
Casa da Árvore Casa Cor 2018 / Suite Arquitetos
Casa da Árvore Casa Cor 2018 / Suite Arquitetos, © Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

© Ricardo Bassetti © Ricardo Bassetti © Ricardo Bassetti © Ricardo Bassetti + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Jardim Everest, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis

    Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon
  • Equipe de Projeto

    Fernanda Politi
  • Área

    400.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

“Evidenciamos as raízes brasileiras, destacando os materiais naturais e os tons terrosos, alinhados à contemporaneidade e o morar cosmopolita”, exemplifica Troncon. O ambiente, que compreende uma generosa área de 280m², enfatiza a integração da arquitetura interior com o espaço exterior da casa, envolta na temática da natureza, que reverbera para a decoração da casa e mobiliário.

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti
Planta - Layout
Planta - Layout
© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

Um imponente Flamboyant incorporado à área de estar, ganha destaque ao transpor o pé direito da casa. É a árvore que, a partir das cores do tronco e da verde copa, estabelece o tom da paleta de cores reinantes na decoração. “Os matizes dos frutos brasileiros, como as ricas nuances do marrom, a cor do cacau, o avermelhado do caju, a amarelo vivo da manga, além de explorarmos as tonalidades âmbar, ferrugem e o laranja, serviram como mood de inspiração para o desenvolvimento da produção de todo o projeto, sem perder o foco no minimalismo aconchegante”, conta Daniela Frugiuele.

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

A geometria da casa é revelada por um volume de madeira que sustenta o plano da cobertura e resulta na área social totalmente integrada ao jardim. A marcação destes blocos se dá por conta da utilização de diferentes acabamentos, como por exemplo, o carvalho europeu da Parket, que abriga o dormitório. Já o outro volume, ganha pintura especial texturizada que envolve a estante, revestida com o painel de aquarela em tons terroso, desenvolvida pelas artistas plásticas Adriana e Carlota.

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

Os elementos naturais ganham mais destaque na cozinha a partir do uso elementar de uma pedra Sabão, extraída de Minas Gerais e fornecida pela Pagliotto, que pelas mãos dos profissionais da Suite Arquitetos, ganha a função de bancada dentro do espaço. O móvel fica ainda mais dinâmico ao incorporar a cuba, um cooktop e o forno, e permanece alinhado à mesa de jantar, também em tons claros, acompanhada da dupla de cadeiras da Líder, na cor verde musgo.

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

Já o quarto, apresenta uma configuração desconstruída com o painel de marcenaria em muxarabi, causando a impressão de dissolução à medida que os pequenos quadradinhos revelam a paisagem do jardim por trás do espaço. O efeito degradê também pode ser visto no revestimento de parede do quarto, da empresa Branco Papel de Parede, e que percorre toda a extensão do banheiro, localizado na área externa da casa. “Fizemos algo despojado e ao mesmo tempo conceitual no banheiro – jardim, árvores, pedra bruta e ausência de teto no box, concretizam nossa ideia de casa de banho ao ar livre”, explica Troncon.

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa da Árvore Casa Cor 2018 / Suite Arquitetos" 16 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917205/casa-da-arvore-suite-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.