Curso História da Arte, Pintura, Arquitetura, Fotografia & Cinema - Módulo 3

O curso – oferecido em três módulos mensais (abril, maio e junho) de quatro aulas cada – discutirá questões centrais da história da arte moderna a partir de obras emblemáticas de: Paul Cézanne; Louise Bourgeois; Le Corbusier; Marguerite Duras; Federico Fellini; Toyo Ito; Rem Koolhaas; Kazimir Malevich; Hannes Meyer; Aleksander Rodchenko; Arnold Schoenberg; e, Giuseppe Terragni. Os módulos podem ser cursados individual ou sequencialmente. A partir de uma abordagem crítica e não-linear da história da arte e arquitetura, as aulas trarão pontos paradigmáticos do campo no século 20. O heterogêneo grupo de jovens palestrantes selecionados (historiadores da arte, curadores, arquitetos e psicanalistas) fornece, em si, um panorama da nova crítica e pesquisa de arte em São Paulo.

Módulo 3 . Junho
Rearticulações, redirecionamentos artísticos e psiquismos
Guerras, genocídios, consolidação da indústria cultural e as novas formas de comunicação e espetacularização da vida impactaram e produziram mudanças significativas no modo de percepção-representação psíquica e artística da vida. Tributárias do surrealismo e da psicanálise, artistas como Louise Bourgeois e Marguerrite Duras trouxeram em suas produções plásticas e literárias, cada uma a seu modo, reflexões acerca do corpo, do sujeito e da mulher na contemporaneidade.

04/06 – Thyago Villela – Auto-Retrato, Kazimir Malevich: Mal-estar na Modernização
11/06 – Beatriz Chnaiderman – Les enfants, Marguerite Duras: Escrita e saber
18/06 – Ruy Luduvice – Spider (da série Cells), Louise Bourgeois: Figuras e Fantasias
25/06 – Gabriel Kogan & Clara Figueiredo – White U, Toyo Ito: A Morte e o Espaço

Clara Figueiredo e Gabriel Kogan
Organizadores:

CLARA FIGUEIREDO, Fotógrafa e pesquisadora. Doutora e mestre em Arte Visuais (ECA/USP). Ministrou disciplinas, palestras e oficinas na área de artes e fotografia na Anhembi Morumbi, ENFF, SESC e SENAC.

GABRIEL KOGAN, Arquiteto e editor, graduado em arquitetura e urbanismo (FAU/USP). Palestrante convidado da Politécnico de Milão (POLIMI/Mantova: 2015-2018) e na Escola da Cidade (desde 2018). Ministrou cursos livres no MASP e MuBE. Foi colaborador da Folha de S.Paulo, além de revistas nacionais e internacionais. Trabalhou no Studio MK27 (2007-2015). Em 2015, fundou o instituto CENTRO Pesquisas Urbanas. Integra o juri do Troféu APCA para a categoria Arquitetura.

Palestrantes:

BEATRIZ CHNAIDERMAN, psicanalista e atualmente trabalha no consultório particular e participa do Fórum do Campo Lacaniano (FCL-SP). Marcada pela psicanálise lacaniana, sua pesquisa na literatura é uma busca pelo saber-fazer do escritor: a prática da letra na produção da obra. Essa busca permite aproximações com outros domínios da arte, especialmente com o cinema.

RUY LUDUVICE, doutorando em filosofia pela Universidade de São Paulo e coordenador de pesquisa da Associação Cultural Videobrasil. Graduou-se em filosofia pela mesma instituição, com período de intercâmbio na Université Paris Nanterre. Mestre em filosofia pela USP, defendeu a dissertação Espelhos e Abismos: Autoria, Erotismo e Primitivismo em Louise Bourgeois, dedicando-se atualmente à crítica de arte do filósofo Georges Bataille. É membro do Grupo de Estudos em Estética Contemporânea do departamento de Filosofia da USP. Suas últimas publicações incluem os artigos: Louise Bourgeois por Robert Mapplethorpe: Autoria e Fantasia (Almanaque Rapsódia n. 12. 2018), e Forma, Figura e Matéria: Natureza e Cultura em Georges Bataille (Anais do III Seminário de Estética e Crítica de Arte: As Artes entre a Urgência e a Inoperância, 2017).

THYAGO MARÃO VILLELA, Bacharel e licenciado em Sociologia pela Unicamp, mestre em Artes Visuais pela USP e doutorando em Sociologia pela Unicamp. Autor da dissertação “O ocaso de Outubro: o construtivismo russo, a Oposição de Esquerda e a reestruturação do modo de vida” (2014), além dos artigos “A exposição ‘Artistas da URSS dos últimos 15 anos’ e o combate aos 'formalistas’” (ARS/2018) e “A atenção aos detalhes: as questões do modo de vida e o novo byt soviético (1923)” (Cadernos Cemarx/2016), dentre outros.
04 encontros | 19h às 21h30 | terças-feiras

04, 11, 18 e 25 de junho

R$ 470
R$ 350 valor especial para estudantes - ensino médio e graduação. Entre em contato.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso História da Arte, Pintura, Arquitetura, Fotografia & Cinema - Módulo 3" 15 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917144/curso-historia-da-arte-pintura-arquitetura-fotografia-and-cinema-modulo-3> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.