Casa Terrário / JOHN ELLWAY. ARCHITECT

Casa Terrário / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Mais Imagens+ 25

Brisbane, Austrália
  • Arquitetos: JOHN ELLWAY. ARCHITECT; JOHN ELLWAY. ARCHITECT
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Toby Scott
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AllKind Joinery & Glass, Dulux, Feast Watson, Fisher & Paykel, Grohe, Louis Poulsen, Lysaght, Mast Furniture, Rockcote, SNB + Precision Stone, Santa & Cole, Villeroy & Boch, Viridian
Mais informaçõesMenos informações
© Toby Scott

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Terrário foi criada a partir da reunirão de camadas de memórias da infância dos proprietários e suas viagens pela vida adulta. Tudo começou como um exercício, administrando condições problemáticas do local e uma cabana de 100 anos prestes a desmoronar no quintal.

© Toby Scott
Plantas
© Toby Scott

No centro da cidade de Brisbane, o quintal da casa é perfeitamente orientado ao norte. Retido no limite da frente, a terreno cai em torno de 2,5 m da rua para o quintal. A mudança de nível significa que a antiga casa de campo de um quarto poderia crescer, habitando a parte aberta abaixo. A paisagem da rua e o relacionamento da casa de campo com o vizinho gêmeo permaneceriam intactos.

© Toby Scott

Entrando da rua para um mundo privado através de uma tela coberta de videira, a antiga varanda da frente agora contém escadas externas protegidas. Um vazio com vegetação exuberante leva você pelas escadas até a área de estar abaixo.

© Toby Scott

O nível mais baixo, com lavanderia, banheiro, refeições e lounge, foi projetado e detalhado para evocar memórias do antigo espaço sombrio. Pisos de concreto, paredes pintadas e as bordas do perímetro fazem você se sentir aterrado, sentando-se um pouco abaixo do nível do jardim em um sub-piso frio e arejado, sem ter certeza se você está dentro ou fora.

© Toby Scott
Cortes
© Toby Scott

O nível mais baixo pode ser cercado por portas de correr moldadas em madeira ao norte e ao sul, as quais, quando abertas, tornam-se invisíveis, deslizando por trás de paredes externas. Uma parede sólida a oeste protege o espaço do sol da tarde. O vidro de textura fina ao leste capta a luz do sol da manhã de inverno, enquanto o plantio exuberante projeta sombras e cintilações de luz manchada no espaço vital. Este é um espaço para sentar na sombra.

© Toby Scott

Acima estão os quartos mais privados da casa. O acesso é feito pelas escadas externas protegidas e dentro da porta original da cabana. Os dois quartos da frente se abrem para um espaço comum no corredor, criando um espaço maior para as crianças brincarem e crescerem juntas. Para privacidade, grandes painéis deslizantes do chão ao teto podem fechar separando, contendo e criando um espaço de retiro nesses quartos.

© Toby Scott

Fora do corredor há um banheiro compartilhado com telhado de policarbonato semi-transparente, que possibilita a entrada de luz e o som da chuva. O terceiro quarto fica ao lado de um grande vazio no canto nordeste da casa. A conexão dos dois níveis permite conversas e atividades. Vigilância passiva e a comunicação visual se estendem para a rua da maioria das partes da casa através de vislumbres através da tela coberta de videira para os transeuntes.

© Toby Scott

De estação em estação, a casa pode ser adaptada conforme necessário. No inverno, um grande painel desliza para envolver o espaço vazio. No verão, beirais profundos protegem o norte do sol. O grande painel é deixado aberto, permitindo que a brisa atravesse a casa e saia pela tela até a rua.

© Toby Scott

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Terrário / JOHN ELLWAY. ARCHITECT" [Terrarium House / JOHN ELLWAY. ARCHITECT] 28 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917045/casa-terrario-john-ellway-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.