Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura

Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura - Imagem 2 de 19Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura - Imagem 3 de 19Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura - Imagem 4 de 19Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura - Imagem 5 de 19Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura - Mais Imagens+ 14

Zapopan, México
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniel Maldonado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arkifakt, CPM Solar, Concreto Forzac, FOLARE, POLIACERO
  • Arquitetos Responsáveis: Andrés Mayorga García Rulfo, Leopoldo Orendain Ruíz Escoto, Diego González Díaz Ochoa
  • Construção: Arktifakt
  • Cidade: Zapopan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura - Imagem 5 de 19
© Daniel Maldonado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Converter as condições do terreno em oportunidades foi a premissa para projetar o Zapotes. Localizado perto de La Venta del Astillero em um ambiente harmonizado com carvalhos, pinheiros, entre outros e um relevo peculiar com ravinas, desfiladeiros e colinas que ao mesmo tempo protegem a edificação da luz solar quase intencionalmente.

Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura - Imagem 3 de 19
© Daniel Maldonado
Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura - Imagem 19 de 19
Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura - Imagem 4 de 19
© Daniel Maldonado

O pedido do cliente era criar um terraço onde ele pudesse passar um tempo com sua família nos finais de semana longe da cidade e se conectar a um ambiente muito mais contemplativo. O programa arquitetônico consiste no terraço, que também funciona como um mirante, cozinha, bar, plataforma ao ar livre, uma quadra de bocha, além de abrigar os banheiros. Dessa forma, o projeto atinge o objetivo de integração e coexistência entre os próprios usuários e os elementos e paisagens que os cercam.

Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura - Imagem 2 de 19
© Daniel Maldonado
Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura - Imagem 18 de 19
Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura - Imagem 16 de 19
© Daniel Maldonado

A apreciação do contexto em conjunto com o programa arquitetônico gerou um local onde as paredes foram posicionadas de forma assimétrica respondendo diretamente ao que o ambiente ditava; dialogar com as árvores e adaptar-se ao relevo. Alguns desses elementos delimitam espaços, outros exibem molduras e o restante modifica a topografia existente ou hospeda parte do programa. O conceito sempre explorou o fato de que o usuário deveria descobrir sua própria rota, onde o projeto não indicasse fluxos obrigatórios previamente estabelecidos.

Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura - Imagem 14 de 19
© Daniel Maldonado

As paredes de alvenaria foram elementos-chave na concepção do projeto, pois além de despertar presença e servir de marcos, foram o material selecionado para preservar a gama de cores e peças que o ambiente já oferecia. Os materiais não somente são atemporais, mas trazem riqueza para a atmosfera da construção. Estes são essenciais na função estrutural do projeto e, em conjunto com as vigas e pilares de madeira, garantem a abertura de grandes espaços que mais uma vez apostam no diálogo e observação da natureza que os cerca.

Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura - Imagem 6 de 19
© Daniel Maldonado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zapopan, Jal., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Terraço Zapotes / mog taller de arquitectura" [Terraza Zapotes / mog taller de arquitectura] 24 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916944/terraco-zapotes-mo-plus-g-taller-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.