Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Outros
  4. México
  5. MO+G taller de arquitectura
  6. 2016
  7. Terraço Zapotes / MO+G taller de arquitectura

Terraço Zapotes / MO+G taller de arquitectura

  • 16:00 - 24 Maio, 2019
  • Curadoria de Clara Ott
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Terraço Zapotes / MO+G taller de arquitectura
Terraço Zapotes / MO+G taller de arquitectura, © Daniel Maldonado
© Daniel Maldonado

© Daniel Maldonado © Daniel Maldonado © Daniel Maldonado © Daniel Maldonado + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Zapopan, Jal., México
  • Arquitetos Responsáveis

    Andrés Mayorga García Rulfo, Leopoldo Orendain Ruíz Escoto, Diego González Díaz Ochoa
  • Ano do Projeto

    2016
  • Fotografias

© Daniel Maldonado
© Daniel Maldonado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Converter as condições do terreno em oportunidades foi a premissa para projetar o Zapotes. Localizado perto de La Venta del Astillero em um ambiente harmonizado com carvalhos, pinheiros, entre outros e um relevo peculiar com ravinas, desfiladeiros e colinas que ao mesmo tempo protegem a edificação da luz solar quase intencionalmente.

© Daniel Maldonado
© Daniel Maldonado
© Daniel Maldonado
© Daniel Maldonado

O pedido do cliente era criar um terraço onde ele pudesse passar um tempo com sua família nos finais de semana longe da cidade e se conectar a um ambiente muito mais contemplativo. O programa arquitetônico consiste no terraço, que também funciona como um mirante, cozinha, bar, plataforma ao ar livre, uma quadra de bocha, além de abrigar os banheiros. Dessa forma, o projeto atinge o objetivo de integração e coexistência entre os próprios usuários e os elementos e paisagens que os cercam.

© Daniel Maldonado
© Daniel Maldonado
© Daniel Maldonado
© Daniel Maldonado

A apreciação do contexto em conjunto com o programa arquitetônico gerou um local onde as paredes foram posicionadas de forma assimétrica respondendo diretamente ao que o ambiente ditava; dialogar com as árvores e adaptar-se ao relevo. Alguns desses elementos delimitam espaços, outros exibem molduras e o restante modifica a topografia existente ou hospeda parte do programa. O conceito sempre explorou o fato de que o usuário deveria descobrir sua própria rota, onde o projeto não indicasse fluxos obrigatórios previamente estabelecidos.

© Daniel Maldonado
© Daniel Maldonado

As paredes de alvenaria foram elementos-chave na concepção do projeto, pois além de despertar presença e servir de marcos, foram o material selecionado para preservar a gama de cores e peças que o ambiente já oferecia. Os materiais não somente são atemporais, mas trazem riqueza para a atmosfera da construção. Estes são essenciais na função estrutural do projeto e, em conjunto com as vigas e pilares de madeira, garantem a abertura de grandes espaços que mais uma vez apostam no diálogo e observação da natureza que os cerca.

© Daniel Maldonado
© Daniel Maldonado

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Terraço Zapotes / MO+G taller de arquitectura" [Terraza Zapotes / MO+G taller de arquitectura] 24 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916944/terraco-zapotes-mo-plus-g-taller-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.