Edifício Criba / Rama Estudio

Edifício Criba / Rama Estudio - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Rama Estudio; Rama Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jag Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Andrés Vasco, Cadd y Construcciones
  • Construção: Arq. Patricia Buenaño (Cadd y Construcciones )
  • Análise E Cálculo Estrutural: Eng. Germán Rosero
  • Engenharia Elétrica: Eng. Juan Trujillo
  • Projeto Elétrico: Eng. Javier García
  • Ilustração: Carlos Valarezo
  • Autores Da Obra: Carolina Rodas – Felipe Donoso – Carla Chávez
  • Equipe De Projeto: Carolina Rodas, Carla Chávez, Felipe Donoso, Eduardo Pullas, Diego Vélez
  • Cidade: Ambato
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
© Jag Studio

Antecedentes

San Antonio é um bairro residencial na cidade de Ambato, onde as casas unifamiliares estão se tornando prédios. Como um bairro central possui todos os serviços, é um dos principais da cidade obtendo grande reconhecimento por suas festas e pelo estilo de casas.

© Jag Studio
Corte lateral
© Jag Studio

Os proprietários que ali viviam estavam se mudando e o antigo bairro estava se tornando um bairro murado, carente de espaços comunitários e públicos.

A edificação possui uma geometria complexa, uma forma praticamente triangular com quase 20 metros de frente e 3 metros de profundidade. Além disso, uma casa existente construída na parte posterior do terreno deveria ser conservada.

© Jag Studio

Ideia

Fragmentando muros
Proporcionar à cidade um elemento que se abre para a rua, que oferece seu espaço ao bairro e permite que ele faça parte do mesmo.

Ver e ser visto faz parte de uma resposta à falta de comunicação e insegurança que têm sido vivenciadas nos últimos anos, onde as ruas delimitam o percurso com muros altos, totalmente impermeáveis a uma realidade diária e cotidiana.

A otimização de recursos foi utilizada como estratégia construtiva e financeira para alcançar um projeto comercial de sucesso e dentro das margens econômicas do mercado.

© Jag Studio
Criba - Rama estudio

Como

O prédio expõe suas áreas sociais e de acesso ao bairro, possui uma tela permeável e adaptável que peneira a luz e proporciona segurança ao elemento sem perder a conexão direta com a rua. Seu fechamento é cortado e aberto, oferecendo ao bairro uma área verde e um espaço público limitado. A transparência e a permeabilidade da fachada geram uma espécie de vazio na rua murada.

© Jag Studio

Espacialidade

Três apartamentos distribuídos em três pavimentos, os ângulos complexos do terreno ditaram o padrão para gerar pátios de luz e organizar espacialmente cada andar. Os pátios também centralizam todas as instalações e permitem a ventilação cruzada nos espaços.

Entre as análises considera-se como um ponto fundamental a cozinha (ponto de calor) este é um elemento articulador dos apartamentos, conectando as duas áreas, descanso e social. Além disso, cada apartamento possui um ambiente principal e um espaço secundário flexível, que possui uma série de painéis giratórios que transformam essa sala multifuncional em dois ambientes independentes de acordo com as necessidades dos usuários.

© Jag Studio

Construção

Em relação ao método construtivo, uma estrutura de concreto armado é proposta, suportando três lajes. Todos os elementos são modulados em formatos padrão de placas e peças de fôrmas para minimizar o desperdício de material e reduzir os tempos e custos. Essas estruturas compõem a maioria das divisões internas, enquanto o restante das divisórias são construídas com alvenaria, o que reduz o tempo, os custos e o volume do material nas paredes e no reforço de gesso.

© Jag Studio

O projeto também inclui uma grande parede com pedra reutilizada da edificação anterior com mais de 250 peças que foram reabilitadas em obra. Estas e outras estratégias foram concebidas para alcançar um projeto prático e eficiente que reduz o impacto ambiental. Além disso, madeira e metal são outros dois materiais que complementam a estrutura em fechamentos, pisos, fachadas, circulação vertical, detalhes, entre outros.

Essa nova edificação, em um bairro tradicional da cidade de Ambato, surge com o objetivo de otimizar todos os recursos como estratégia construtiva e financeira para viabilizar um projeto comercial dentro das margens econômicas do mercado, beneficiando o usuário e a cidade.

© Jag Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Antonio, Ambato - Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Criba / Rama Estudio" [Edificio Criba / Rama Estudio] 18 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916846/edificio-criba-rama-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.