Residência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos

Residência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Sofá, MesaResidência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Mesa, Cadeira, VigaResidência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Sofá, MesaResidência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos - FachadaResidência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Mais Imagens+ 21

Cotia, Brasil
  • Arquitetos: Belluzzo Martinhao Arquitetos; Belluzzo Martinhao Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  430
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jo Leão
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Metallar Esquadrias, Palimanan, Spasso Casa, Tabriz
  • Engenharia: Tetric Engenharia – Rodrigo Sgambatti
  • Paisagismo: Cláudia Fernandes
  • Arquitetos Responsáveis: Solange Martinhão, Gustavo Martinhão, Marcella Belluzzo
  • Cidade: Cotia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Janela, Fachada
© Jo Leão

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência SF foi projetada em um terreno de 1.200 m2, para uma família formada por um casal com uma filha. Os proprietários solicitaram ao escritório uma casa térrea e cujos ambientes desfrutassem da vasta área de preservação característica da região da Granja Viana na cidade de Cotia-SP. Os clientes tinham o receio de que as casas modernas não pudessem ser aconchegantes, e pediram uma construção com ares de campo.

Residência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Terraço
© Jo Leão

Outro desejo dos moradores era de desfrutar da paisagem em uma casa térrea com a maior área de jardim possível, o que foi um grande desafio do projeto, pois o terreno tinha um aclive de 10 metros. Para isso, a edificação foi implantada em uma cota alta – a sete metros do nível da rua, o que gerou um grande arrimo na parte frontal do lote, mas consequentemente conseguimos criar um grande platô que ficou no nível da copa das árvores, que era exatamente o que os clientes queriam.

Residência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fachada
© Jo Leão
Planta - Pavimento Térreo
Residência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Jardim, Aido
© Jo Leão

A garagem e a entrada social ficaram no fundo do terreno, sendo acessadas por uma rampa lateral de veículos. Dessa forma, conseguimos colocar a área de lazer na parte frontal do terreno ficando totalmente voltada para a vista da mata. O living com vão de 14 m, todo envidraçado com portas de correr ficou com uma vista incrível, pois o jardim da casa se funde com a mata no horizonte. Os ambientes internos de jantar e estar ficam totalmente integrados com a varanda através das portas de correr. Na varanda, de um lado o espaço gourmet, clean e funcional, e do outro lado um estar com lareira à gás.

Residência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Fachada
© Jo Leão

Os clientes não queriam que o mobiliário tirasse a atenção da vista da mata, por isso o layout é clean e funcional, somente o necessário, deixando o centro do living e varanda livres para circulação e visual da área externa. Por isso optamos por fazer um deck com as espreguiçadeiras num nível abaixo da piscina, além de não criar um obstáculo para a vista, ainda deixamos as espreguiçadeiras mais próximas do convívio com o jardim.

Residência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Sofá, Mesa, Cadeira
© Jo Leão

Entrando pelo hall social, de um lado temos uma parede grande com um revestimento em leves ondas, que direciona o olhar em direção à vista da mata. Do outro lado é possível acessar o lavabo e home theater.

Residência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Porta, Cadeira
© Jo Leão

A casa tem 4 suítes, uma delas que hoje é o escritório do proprietário, ficou voltada para a área de lazer e mata. Duas suítes iguais, ficam no corpo central da casa (uma da filha do casal e outra de hóspedes) e dão vista para o jardim lateral. A suíte máster ficou voltada para o fundo do lote, mas não ficou prejudicada, pois ganhou um lindo jardim privativo, que pode ser apreciado através das portas de vidro em L panorâmicas.

Residência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Mesa, Cadeira, Viga
© Jo Leão

Durante a obra, quando foi possível subir na laje da cobertura, e a vista para a mata ficou ainda mais linda. Foi inevitável criarmos um rooftop com fogo de chão para apreciar a vista de mais um ângulo.

Residência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Sofá, Mesa
© Jo Leão

Os materiais utilizados nos acabamentos foram pensados com o intuito de trazer aconchego e interação da arquitetura criada com o verde do entorno, para isso utilizamos a pedra madeira, estrutura metálica na cor corten, brises de alumínio tipo camarão na cor corten, vidro, pedras de paralelepípedos, assoalho de madeira na parte interna e pedra vulcânica em tom verde na piscina. A escolha desses materiais foram fundamentais para criar a atmosfera de casa de campo que os proprietários queriam em uma casa com volumes simples e linhas retas, caracterizando o estilo contemporâneo e bem brasileiro.

Residência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos - Sofá, Mesa
© Jo Leão

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência SF / Belluzzo Martinhao Arquitetos" 11 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916830/residencia-sf-belluzzo-martinhao-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.