Escritório do Porto / Samuel Leite + José Garrido

Escritório do Porto / Samuel Leite + José Garrido - Imagem 1 de 25Escritório do Porto / Samuel Leite + José Garrido - VidroEscritório do Porto / Samuel Leite + José Garrido - Imagem 3 de 25Escritório do Porto / Samuel Leite + José Garrido - Mesa, Cadeira, BancadaEscritório do Porto / Samuel Leite + José Garrido - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: José Garrido, Samuel Leite; José Garrido, Samuel Leite
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, -, Abvent, GRAPHISOFT, MICROCRETE
  • Clientes: SOS - SELMARK
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Escritório do Porto / Samuel Leite + José Garrido - Mesa, Cadeira
© Marta Marques | Fotografia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada numa área de grande movimento e centralizada pela confluência de vias e meios de comunicação, a pré-existência, pertencente a um prédio urbano, datado da década de 20 do século XX, apresentava-se com parco interesse arquitetônico. Decidiu-se pela renovação completa do espaço, com demolição de todo o seu interior e criação de uma nova linguagem arquitetônica que exprimisse as premissas do cliente: contemporânea, de excelência, que conjugasse a tradição de grandes obras – desde pontes à indústria aeroespacial – e que causasse impacto.

Escritório do Porto / Samuel Leite + José Garrido - Bancada, Janela, Cadeira, Fachada
© Marta Marques | Fotografia
Planta

O espaço é pautado por dois momentos: permanência e efemeridade. Permanência, claro, efemeridade, escuro. O binômio claro/escuro permite, também, a separação visual do espaço, com o escuro a demarcar a fronteira. A rudeza e austeridade do microcimento e da madeira não tratada contrasta com a nobreza e polidez do vidro preto, que amplia o espaço, contendo-o ao mesmo tempo. O hall demarca-se através da marcação clara das paredes e pavimentos, que contrasta com a escuridão da recepção, refletindo o exterior através das paredes envidraçadas negras.

Um corredor escuro, delimitado por paredes de vidro, acede aos gabinetes e sala de reuniões / copa e é pautado por um ripado em madeira de pinho não tratada, pintada de preto, iluminado por uma calha de luz superior. A sua perspectiva é acelerada através da distorção dos pórticos. O ripado, mimetizando a turbina de uma nave espacial, pauta o espaço através de uma promenade cerimonial que dá acesso ao gabinete principal. O ripado tem, também, como propósito permeabilizar o espaço em função da luz exterior, ao mesmo tempo que garante privacidade entre os gabinetes.

Escritório do Porto / Samuel Leite + José Garrido - Porta
© Marta Marques | Fotografia

Dada a limitação de espaço em função do programa pretendido, a sala de reuniões funciona também cosem mo copa para refeições. Este espaço multifunções é equipado com um grande armário que, através de uma porta de correr, revela ou oculta a copa. Os gabinetes aproveitam ao máximo a luz exterior, quer através das vitrines que se abrem para a rua, como através do ripado que filtra a luz para o gabinete interior. O contraste entre os gabinetes e as circulações e instalações sanitárias é evidente. Rudeza, escuridão e carácter industrial nas áreas restritas e de circulação, e subtileza, claridade e minimalismo no Hall e gabinetes.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. de Pinto Bessa 111, 4300-427 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório do Porto / Samuel Leite + José Garrido" 18 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916801/escritorio-do-porto-samuel-leite-plus-jose-garrido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.