Edifício Echeñique 46 / Talhouk + Arquitectos Asociados

© Nico Saieh

Edifício Echeñique 46 / Talhouk + Arquitectos Asociados - Mais Imagens+ 15

Ñuñoa, Chile
  • Arquitetos: Talhouk + Arquitectos Asociados; Talhouk + Arquitectos Asociados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5803
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Arauco, Duomo
  • Colaboradores: Pascuala Beckett, Daniela Niechi, Franco Marresse, Matías Marquez, Margarita Carrasco, Daniela López, Mario Romero, Florencia Carvajal, Erick Marin, Allan Ubilla, Alejandra Sanchez, Saskia Bruin, Constanza Andrade, Camilo Calderón, Nelson Hochstetter, Freddy Lagos
  • Calculista: Luis Soler
  • Construtora: Constructora SAE
  • Vistoria Técnica: Felipe Edwards
  • Iluminação: DIIP
  • Arquitetos Responsáveis: Andrés Briones, Pablo Talhouk
  • Cidade: Ñuñoa
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Echeñique 46 da imobiliária Surmonte é um edifício residencial situado em um bairro residencial de Santiago, Chile. A partir da demanda por parte da empreendedora de querer vender o máximo possível das lajes construídas, pensamos que a única oportunidade para proporcionar o encontro das pessoas seria utilizar as áreas de circulação para essa finalidade.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

É por isso que optou-se por organizar o projeto ao redor de um pátio central e colocar todo o valor espacial do edifício nesse lugar. O pátio, que chega até o subsolo, permite a plantação de árvores, ventilação dos estacionamentos e cria uma certa surpresa ao ser acessado a partir da rua, por que, sem perceber, pareceria que se estaria entrando no segundo pavimento. Isso faz com que os apartamentos do primeiro pavimento tenham a mesma qualidade que os dos pavimentos superiores.

© Nico Saieh

Como uma forma de acentuar os possíveis encontros, propôs-se que entre a fachada dos apartamentos e as circulações, houvesse um espaço intermediário com celosías para que, quando as pessoas transitassem, pudessem ter certa relação com as silhuetas daqueles que estejam nos ambientes privados, e vice-versa. A criação desse espaço permitiu que os apartamentos não se fechassem com paredes opacas e uma porta, mas com janelas transparentes que permitem a entrada de luz e ventilação natural. Acreditamos que isso ajuda a produzir mais e melhores encontros, potencializando a ideia de comunidade em detrimento de uma unidade individual.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Echeñique 5100, Ñuñoa, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Echeñique 46 / Talhouk + Arquitectos Asociados" [Edificio Echeñique 46 / Talhouk + Arquitectos Asociados] 19 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916566/edificio-echenique-46-talhouk-plus-arquitectos-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.