Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Portugal
  5. FMJPC Arquitetura e design
  6. 2019
  7. Apartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design

Apartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design

  • 10:00 - 9 Maio, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
Apartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design
Apartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design, © Nuno Almendra
© Nuno Almendra

© Nuno Almendra © Nuno Almendra © Nuno Almendra © Nuno Almendra + 18

© Nuno Almendra
© Nuno Almendra

Descrição enviada pela equipe de projeto. Apartamento de Alcântara é um projeto de interiores que propõe a revisão critica das áreas sociais, com cerca de 40 m2, de um apartamento na cidade de Lisboa, que tem como objetivo ser a casa de família de um casal recém-casado. Originalmente acedia-se ao apartamento diretamente para a zona de sala, que devido às suas dimensões reduzidas, não permitia albergar uma zona de estar e uma zona de refeições. Toda a restante casa era separada deste espaço por uma porta, através da qual se acedia a um corredor. Do corredor era possível alcançar a cozinha, uma instalação sanitária, dois quartos e uma suite, com instalação sanitária integrada.

© Nuno Almendra
© Nuno Almendra

Após a leitura do existente, o apartamento apresentava alguns problemas na sua proporção e funcionalidade, nomeadamente a área reduzida da sala, a proporção desta em relação à área da cozinha e dos quartos, e o facto do acesso à cozinha ser realizado pelo corredor dos quartos. A proposta centra-se então na solução dos problemas descritos, caracterizando-se por uma operação de detalhe na área social do apartamento. Esta operação apresenta duas estratégias de intervenção simples e claras: a abertura da cozinha para a área da sala – fechando o acesso existente pelo corredor dos quartos, de forma a separar nitidamente as duas vertentes funcionais da casa – e a delimitação das diferentes funções da área social com base no desenho e integração dos objetos funcionais que as caracterizam.

© Nuno Almendra
© Nuno Almendra
Planta - Proposta
Planta - Proposta
© Nuno Almendra
© Nuno Almendra

A primeira área, a zona de entrada do apartamento é agora delimitada de forma mais clara a partir da proposta de inserção de uma estante desenhada com o objetivo de ser incorporada no espaço. Este objeto, que funciona como separação até ao teto com uma cota inferior na zona de entrada, permite ao mesmo tempo manter uma relação visual com o resto do espaço e manter a iluminação natural na zona de entrada. A segunda zona, é a zona de estar que se demarca das restantes devido à estrutura original dos vãos exteriores e ao pé direito mais elevado. A cozinha, agora integrada na sala, é proposta por isso como um objeto de destaque que ao conviver com a restante área social, tem um grande impacto no mesmo. Nesse sentido, ao propor a sua relocalização, o seu desenho foi pensado de forma a ser um objeto que se integrasse na restante área social, não só ao nível da distribuição dos equipamentos, mas principalmente ao nível da cor e materiais escolhidos.

© Nuno Almendra
© Nuno Almendra

A zona de refeições é agora possível de se inserir no espaço de uma forma funcional, e demarca-se pela iluminação de teto proposta. Foi proposta ainda a alteração do pavimento de toda a zona social, bem como a lacagem de todas as madeiras existentes no espaço, tornando-o mais amplo. O projeto teve então como intuito a união de toda a área social do apartamento, de modo a qualificar a sua habitabilidade e definindo as diferentes zonas a partir do desenho de objetos que lhe confiram harmonia.

© Nuno Almendra
© Nuno Almendra

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design" 09 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916503/apartamento-alcantara-fmjpc-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.