Adega do Castanheirinho / João Albano Fernandes

Adega do Castanheirinho / João Albano Fernandes - Iluminação, Cadeira, JanelaAdega do Castanheirinho / João Albano Fernandes - Imagem 3 de 102Adega do Castanheirinho / João Albano Fernandes - Fachada, ConcretoAdega do Castanheirinho / João Albano Fernandes - Imagem 5 de 102Adega do Castanheirinho / João Albano Fernandes - Mais Imagens+ 97

Aguada de Cima, Portugal
  • Consultor De Engenharia: Eng. André Fraga
  • Cidade: Aguada de Cima
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Adega do Castanheirinho / João Albano Fernandes - Imagem 8 de 102
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote localiza-se na vila de Aguada de Cima, concelho de Águeda, e está rodeado de terrenos agrícolas e florestais. O terreno conflui topograficamente para o seu ponto central, que se eleva ligeiramente em relação aos seus limites e é precisamente aqui que pousa o edifício, sobranceiro sobre o terreno. A sua composição é clara, três volumes de duas águas que se intersectam num mesmo ponto e estabelecem, a partir desse ponto, relações diretas de ligação e funcionalidade.

Adega do Castanheirinho / João Albano Fernandes - Imagem 11 de 102
© Ivo Tavares Studio
Plantas
Adega do Castanheirinho / João Albano Fernandes - Fachada
© Ivo Tavares Studio

O edifício tem dois pisos, sendo um deles enterrado. O piso da cave é um espaço amplo de arrecadação que pretende beneficiar das vantagens térmicas do contacto com o solo. O piso de rés-do-chão contempla uma zona de produção, uma sala de provas, instalações sanitárias e garagem com quatro lugares de estacionamento para albergar parte da coleção de carros antigos do cliente. Os dois pisos são servidos por um monta-cargas que fará o transporte de cargas pesadas de um piso para o outro.

Adega do Castanheirinho / João Albano Fernandes - Imagem 18 de 102
© Ivo Tavares Studio

O edifício é inteiramente revestido a chapa metálica branca, em paredes, cobertura, portas e portões de garagem. O branco é assumidamente dominante no exterior. No interior, procuraram-se materialidades e texturas mais ricas como o betão, a madeira e o microcimento. O pavimento e lambrins das zonas de trabalho pretendem-se resistentes e facilmente laváveis pelo que se optou pelo epóxi como solução.

Adega do Castanheirinho / João Albano Fernandes - Cadeira
© Ivo Tavares Studio
Cortes
Adega do Castanheirinho / João Albano Fernandes - Imagem 65 de 102
© Ivo Tavares Studio

A zona de produção é um espaço declaradamente dramático na sua volumetria devido ao seu pé-direito alto e à inclinação acentuada das duas águas. O lagar ao fundo da "nave", numa posição axial e ligeiramente sobrelevada, é o altar do vinho: assume um carácter cênico e transforma a percepção do lugar. Por sugestão do cliente, a garagem está ligada visualmente à zona de produção por vãos envidraçados que formam uma espécie de montra dos carros antigos.

Adega do Castanheirinho / João Albano Fernandes - Corrimão
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Aguada de Cima, 3750, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Adega do Castanheirinho / João Albano Fernandes" 08 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916435/adega-do-castanheirinho-joao-albano-fernandes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.