Cobertura Sem Colunas / Olgooco

Cobertura Sem Colunas / Olgooco - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Olgooco; Olgooco
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  35
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Estrutura Metálica: Farshid Alimi
  • Engenharia Civil: Farzan Hadad Shargh
  • Supervisor: Javad Hadavandi
  • Cliente: Sohrab Asadi
  • Arquiteto Responsável: Mehran Khoshroo
  • Equipe De Projeto: Hossein shirazian - Niloofar Esmaeili - Reyhane Miraftab - Samin Mosta-faei - Rojin Davoodian - Nastaran Namvar
  • Cidade: Teherán
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
© Mohammad Hassan Ettefagh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O canto acolhedor de um jardim, fora dos apartamentos, foi escolhido pelo cliente para ser um lugar de encontro dos moradores. A intensão era possibilitar a permanência das pessoas no jardim para um pequeno festival de tal forma que a visão para as unidades com vista para o jardim, especialmente no inverno, quando as árvores estão sem folhas, fossem controladas. Nesta fase, o cliente decidiu usar um elemento ancestral, o fogo, como uma estratégia para atrair moradores ao local.

© Mohammad Hassan Ettefagh

A qualidade do jardim é tão boa que cada edifício acabava atuando como uma barreira contra a vista do jardim. Por outro lado, parecia necessário restringir a visibilidade das unidades residenciais circundantes, portanto, foi estudado um tipo de estrutura que tivesse massa e densidade variáveis.

© Mohammad Hassan Ettefagh
Corte
© Mohammad Hassan Ettefagh

Para isso, um polígono regular de 20 faces feitas de ferro enferrujado com seção transversal de 35 metros quadrados como volume inicial foi criado para contrastar com as estruturas periféricas do entorno. O projeto não tem um aspecto distintivo e seu processo de fabricação é legítimo e não dependeria de dispositivos complexos  (todas as folhas metálicas do projeto foram cortadas pelo método da guilhotina).

© Mohammad Hassan Ettefagh

O volume inicial foi aberto em direção às vistas por meio de faixas horizontais e a profundidade das placas horizontais visa manter a visibilidade horizontal do jardim das unidades residenciais ao redor; a visibilidade em direção ao interior da estrutura, no entanto, é controlada.

© Mohammad Hassan Ettefagh
Implantação

TIPOLOGIA

O padrão estrutural vertical foi alterado para uma rede orgânica de pontos de apoio para que houvesse a menor interferência na perspectiva visual. Desta forma, a definição de LIMITE na tipologia do projeto foi desafiada e conceitos opostos como exterior e interior – aberto e fechado – leve e pesado – transparente e opaco mudarão conforme a posição do observador e serão convertidos em um espectro. Esse espectro tem uma mesma função de fora e de dentro, com o elemento central sendo a posição do espectador, de tal forma que a densidade do projeto irá mudar conforme as várias distâncias e alturas.

© Mohammad Hassan Ettefagh

Uma vez que todo o projeto utilizou folhas metálicas emolduradas e no momento da construção do projeto havia uma abundância delas, a cobertura foi feita com o restante das folhas enferrujadas, a fim de combinar com a natureza mutável do ambiente ao seu redor.

© Mohammad Hassan Ettefagh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Teherán, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Cobertura Sem Colunas / Olgooco" [Columnless Canopy / Olgooco] 13 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916395/cobertura-sem-colunas-olgooco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.