Edifício Residencial Avini / Heram Architects

Edifício Residencial Avini / Heram Architects - Mais Imagens+ 41

  • Arquitetos: Heram Architects; Heram Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1840
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Deed studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGT, Grohe, Vista Best
© Deed studio

Contexto

O edifício residencial Avini está localizado na cidade de Qom, com oito pavimentos, seis apartamentos, uma sala comercial e estacionamento no subsolo.

© Deed studio

O lote é um típico terreno de esquina, entretanto, sua geometria é bastante complexa. Seus lados desiguais e inclinações fizeram deste projeto um verdadeiro desafio. A rua que passa em uma das frentes do terreno é grande e movimentada, perpendicularmente a ela encontra-se um beco, uma rua sem saída que embora chegue até a esquina, não possui acesso para quem circula pela grande avenida. O código de obras da cidade define afastamentos consideráveis que minimizam, e muito, a área máxima de projeção do edifício. Isso fez com que procurássemos, desde o início, desenvolver uma planta bastante eficiente ocupando a área máxima possível. Além disso, sua localização privilegiada em um terreno de esquina solicitava um projeto icônico, um ponto de referência na escala urbana da cidade.

© Deed studio

O projeto

Devido às limitações impostas pela legislação local e as demandas de nosso cliente, tivemos que levar ao limite máximo a eficiência da planta, encaixando o máximo programa vendável na área máxima área de projeção possível. Assim, foram encaixadas seis unidades residenciais em um edifício de oito pavimentos. Apartamentos privativos onde o elevador e a escada dão acesso direto ao espaço íntimo da casa. Este bloco de circulação vertical foi implantado junto ao limite posterior do terreno, liberando as duas frentes para os quartos e espaços sociais. Como resultado disso, conseguimos uma planta muito eficiente e apartamentos bem espaçosos. Simultaneamente, as fachadas do edifício dialogam diretamente com o contexto urbano, abrindo-se para a cidade e fechando-se para o miolo da quadra e seus futuros vizinhos de empena. O volume, por assim dizer, revela um diálogo direto entre o interior e o exterior do edifício, uma envoltória que é tanto o abrigo da casa e o limite entre o edifício e a cidade. Além disso, sua arquitetura foi contaminada pelas formas urbanas e a materialidade dos edifícios mais tradicionais de Qom.

© Deed studio
Estudo de iluminação
© Deed studio

Escala | Textura | Materiais

Como que escavadas em um denso bloco de pedra, as aberturas foram cuidadosamente projetadas para enfatizar o aspecto icônico do edifício. Suas janelas são como a porta de uma caverna incrustada na montanha de rocha. É como se o edifício fosse uma escultura urbana construída pela sobreposição de diferentes camadas e com suas janelas entalhadas na superfície rochosa desta montanha. Por outro lado, considerando sua pequena rua de acesso e a escala humana do bairro onde está inserido, procuramos encontrar uma linguagem ambígua o suficiente para corresponder também a este segundo contexto específico. No térreo, criamos pequenos detalhes que aproximam esta escultura urbana à escala do pedestre. As camadas de pedra que compõe a estrutura global do edifício, ou a forma pela qual ele se revela, possuem diferentes larguras e profundidades, criando um dinâmico movimento e uma sensação tátil que acentua a proximidade para com os usuários e pessoas que passeiam pelo bairro.

3D Corte 02

O projeto nasceu como um volume contido pelos limites invisíveis da cidade, e como escultores munidos de seus martelos e formões, escavamos os espaços e revelamos a arquitetura contida no miolo desta rocha.

© Deed studio
Planta - 1º pavimento 1/100
© Deed studio

O edifício residencial Avini é a busca pelo equilíbrio entre o plano da cidade e o projeto de um apartamento, um diálogo entre o exterior (macro) e o interior (micro), entre a função e a forma, entre a escultura (cheio) e o espaço (vazio).

© Deed studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Qom, Qom Province, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Avini / Heram Architects" [Avini Residential Building / Heram Architects] 17 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916388/edificio-residencial-avini-heram-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.