Calafia Art Store promove curso "Curadoria Afetiva para arquitetos e designers"

A cultura contemporânea tem aplicado a noção de curadoria em muitos segmentos – desde obras em uma exposição de arte, área na qual o termo tem seu uso recorrente, até feiras literárias, festivais de moda, cinema ou gastronomia –, para designar um trabalho de seleção de produtos ou objetos segundo determinados critérios ou conceitos. A produção artística mais recente, por sua vez, ao expressar temas e formas da atualidade através de técnicas e linguagens distintas e, em muitos casos, inovadoras e mesmo provocadoras em seu conceito e modo de apresentação, torna o trabalho de curadoria uma potente forma de mediação e interlocução com os mais diversificados segmentos de público.

Neste contexto, perceber o trabalho de arquitet@s e designers enquanto promotores de um tipo de curadoria-colaborativa quando elaboram seus projetos residenciais ou comerciais surge como um diferencial em relação a atuação neste campo profissional.

Atentas a esta demanda, as diretoras da Calafia Art Store, Maria Luiza Sacknies e Moema Bispo da Costa, promovem no mês de maio uma edição especial do projeto Curadoria Afetiva. Voltado a arquitetos, designers de interiores e interessados em arte, os encontros serão orientados por Ana Albani de Carvalho, curadora e Doutora em Artes Visuais.
O programa tem como proposta apresentar e conversar sobre a potencialidade estética e a qualidade visual/sensorial da arte contemporânea, os modos de articular essa produção à experiência da vida cotidiana e o papel de arquitet@s e designers enquanto facilitadores e promotores da opção de seus clientes – em seus projetos residenciais ou comerciais – pela aquisição de obras de arte.

No dia 08 de maio, às 19h, no Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112), Ana abordará alguns temas como: o que é curadoria em arte; arte contemporânea: modos de ver e de apresentar; questões, temas e poéticas artísticas na contemporaneidade. E no dia 15 de maio, na Calafia Art Store (Av. Independência, 1211/23) haverá um reconhecimento do acervo e bate-papo com os artistas Kaue Nery, Paula Plim, Gus Bozzetti e Tuane Eggers.
“A noção de curadoria-compartilhada envolve uma aproximação entre o partido adotado para o projeto arquitetônico, o design de interiores e eleição de determinados trabalhos de arte”, salienta Ana.

Inscrições: https://www.calafia.com.br/curadoria-afetiva/

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Calafia Art Store promove curso "Curadoria Afetiva para arquitetos e designers"" 03 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916293/calafia-art-store-promove-curso-curadoria-afetiva-para-arquitetos-e-designers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.