Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estacionamento
  4. Alemanha
  5. Tafkal
  6. 2018
  7. Bicicletário da Estação Karlsruhe / TAFKAL

Bicicletário da Estação Karlsruhe / TAFKAL

  • 17:00 - 8 Maio, 2019
  • Curadoria de Paula Pintos
  • Traduzido por Giovana Martino
Bicicletário da Estação Karlsruhe / TAFKAL
Bicicletário da Estação Karlsruhe / TAFKAL, © Nikolay Kazakov
© Nikolay Kazakov

© Nikolay Kazakov © Nikolay Kazakov © Nikolay Kazakov © Nikolay Kazakov + 27

  • Arquitetos

  • Localização

    Karlsruhe Hauptbahnhof, 76137 Karlsruhe, Alemanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Jon Steinfeld, Tobias Göttert
  • Equipe

    Sara Karim, Andreea Damian, Veronica Lill
  • Área

    1440 m²
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

© Nikolay Kazakov
© Nikolay Kazakov

Ventos de mudança - Transformar uma garagem para carros em um bicicletário.

Este projeto consiste na reutilização de um estacionamento na estação principal de Karlsruhe, na Alemanha, para transformá-lo em uma garagem para bicicletas. A área ao sul da principal estação de Karlsruhe foi abandonada há muitos anos. Logo no início dos anos 90, o arquiteto Rem Koolhaas recebeu a encomenda de seu primeiro grande projeto internacional, o ZKM, um museu de arte e mídia digital. Depois de anos discutindo e discutindo, a cidade de Karlsruhe, porém, julgou que seria melhor se afastar do projeto e construir o ZKM em outro lugar e sem Koolhaas. Nos últimos 25 anos, a área foi reservada para carros e ônibus, acrescentando a infraestrutura necessária para os indivíduos que chegam à estação principal.

© Nikolay Kazakov
© Nikolay Kazakov
Axonométrica
Axonométrica
© Nikolay Kazakov
© Nikolay Kazakov

Na primavera de 2017, as coisas começaram a mudar. Um investidor desenvolveu planos para o terreno vazio e, logo depois, o estacionamento teve que ser realocado devido às obras de construção. A cidade de Karlsruhe decidiu que esta seria uma oportunidade única para dar um sinal à sua comunidade: abandonaria sua infraestrutura desatualizada pautada no carro e empurraria a quota de ciclistas para a marca de 30% do tráfego total na cidade. Mesmo com a remoção do maior pátio de estacionamento da cidade, não houve esforço para criar novos espaços para carros. Em vez disso, foi feito um investimento em uma garagem mais moderna, apenas para bicicletas.

© Nikolay Kazakov
© Nikolay Kazakov

A TAFKAL foi contratada para este projeto e nove meses após o briefing inicial, a garagem foi aberta pelo prefeito de Karlsruhe. Hoje, a garagem brilhante e colorida abriga até 670 bicicletas dos mais diversos tipos. Um espaço reservado para aqueles que precisam permutar de modais oferece um moderno vestiário. Uma oficina mínima aberta a todos os ciclistas oferece ferramentas profissionais para manter as bicicletas em ordem.

© Nikolay Kazakov
© Nikolay Kazakov

O interior da garagem mudou de um cinza sujo para uma atmosfera amigável e colorida. Os gráficos, inspirados nos mapas do metrô de Karlsruhe, guiam o motociclista desde a entrada até ao local escolhido para trancar a bicicleta. A grande garagem de 1.300 m² é dividida em cinco zonas, cada uma marcada por uma cor diferente no chão. A linguagem visual e a iluminação personalizada também foram concebidas pela TAFKAL.

© Nikolay Kazakov
© Nikolay Kazakov

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Bicicletário da Estação Karlsruhe / TAFKAL" [Bicycle Parking Main Station Karlsruhe / TAFKAL] 08 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916288/bicicletario-da-estacao-karlsruhe-tafkal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.