Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados

Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - Janela, Tijolo, FachadaJuizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - FachadaJuizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 4 de 50Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - Iluminação, FachadaJuizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 45

Cidade Universitária, Brasil
  • Arquitetos: Lins Arquitetos Associados; Lins Arquitetos Associados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  879
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Américo Pré-Moldados, Bendermix, Coper Vidros
  • Estagiárix: Gabriela Brasileiro, Camila Tavares, Hanna dos Santos, Samuel Melo, Alice Teles e Paula Thiers.
  • Construção: Ampla Engenharia
  • Arquitetos Responsáveis: Cintia Lins e George Lins.
  • Cidade: Cidade Universitária
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - Fachada
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. A 2ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Juazeiro do Norte/CE é um convênio entre o Centro Universitário Unileão e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. O edifício se destina ao atendimento de causas judiciais de menor complexidade, cujo o programa de necessidades inclui: áreas de recepção e triagem, circulações pública e privativa, salas de audiência e conciliação e área administrativa.

Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 16 de 50
© Joana França

O edifício tem formato de um paralelepípedo retângulo de 18,00m x 67,00m x 4.60m (LxCxA), acessado por dois pórticos de concreto aparente que se prolongam além da base: o principal, localizado na fachada norte, para o uso do público em geral e o lateral, na fachada oeste, para uso exclusivo dos servidores.

Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - Fachada
© Joana França
Planta Térreo
Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - Tijolo, Fachada
© Joana França

Para se adequar a topografia existente e reduzir custos com movimentação de terra, foi criado um platô para acomodar o edifício. Tal decisão, implicou numa solução de grandes fachadas voltadas para o Leste e o Oeste, que não é a melhor solução de se implantar um edifício no clima semiárido. Em contrapartida, o projeto se utilizou de diretrizes de conforto ambiental como o uso de elementos de proteção solar, a criação de jardins internos e o pé-direito alto.

Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 19 de 50
© Joana França

Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - Fachada, Arco, Pilar
© Joana França

Os jardins internos, de 3,00m de largura, foram criados ao longo das fachadas leste e oeste para barrar a incidência de luz solar direta nos ambientes internos e além disso criar um microclima agradável. Esse espaço é delimitado por uma pele de alvenaria que possui vários rasgos ritmados com aberturas de 20cm, 40cm, 60cm ,80cm, 100cm e 120cm, preenchidos com cobogós cerâmicos, permitindo a passagem do vento e filtrando a luz solar. Essas aberturas ganham continuidade na laje, acima dos jardins, e são preenchidas também com os mesmos elementos vazados, que são fixados através de uma estrutura metálica auxiliar.

Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - Porta, Fachada
© Joana França

O acesso aos ambientes administrativos acontece por duas circulações paralelas (uma para o público externo e a outra exclusiva para os funcionários) que se comunicam em dois pontos: na recepção e numa circulação perpendicular às duas, de uso restrito. Esses espaços permitem a instalação de mobiliários de espera e convivência e são banhados por um jogo de luz e sombra gerados pelos cobogós. Todos as salas do edifício, possuem esquadrias altas de vidro incolor de 1,30m de altura para a captação de iluminação natural que chega através dos rasgos nas fachadas.

Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - Cadeira, Mesa
© Joana França

Os materiais utilizados, disponíveis na região, priorizam a redução de custos e a sua funcionalidade: o piso industrial, a textura branca das paredes e a coberta metálica sob platibanda. O contraste do vermelho terroso dos cobogós e o concreto aparente dos pórticos valoriza a natureza própria dos materiais.

Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 35 de 50
© Joana França

Por fim, o ritmo dos rasgos de cobogós conferem dinamismo às fachadas: ora mais largos, ora mais estreitos, gerando movimento. Entretanto, o resultado estético não ultrapassa o que é essencial para os arquitetos, a busca por uma forma simples, a valorização dos materiais locais e, sobretudo, a adequação ao clima local.

Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - Iluminação, Fachada
© Joana França

Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados - Imagem 15 de 50
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cidade Universitária, Juazeiro do Norte - CE, 63040-400, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Juizado Especial Cível e Criminal de Unileão / Lins Arquitetos Associados" 03 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916243/juizado-especial-civel-e-criminal-de-unileao-lins-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.