Amorepacific Headquarters / David Chipperfield Architects

Amorepacific Headquarters / David Chipperfield Architects - Mais Imagens+ 50

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  216000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Noshe, Ute Zscharnt
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Duravit, Erco, FSB Franz Schneider Brakel, HANGLAS, Hyundai Aluminum, Hyundai:, Kvadrat, PERI, Saint-Gobain, Schüco, Selux, Seoyong Construction, UniFor, Viabizzuno, Vitra, e15, thyssenkrupp
  • Cliente: Amorepacific Corporation
  • Cidade: Seul
Mais informaçõesMenos informações
© Noshe

Descrição enviada pela equipe de projeto. Criar um edifício diferente de todos os outros, uma nova identidade. Este foi o principal objetivo solicitado à David Chipperfield para o projeto da nova sede da Amorepacific em Seul, na Coréia do Sul. Era preciso encontrar uma nova tipologia que pudesse fazer a mediação entre duas condições urbanas muito distintas: enquanto a parte histórica da cidade apresenta um gabarito baixo e inerente qualidade espacial urbana, o antigo masterplan para a área foi claramente inspirado por princípios modernistas, onde blocos isolados configuram uma cidade definida por edifícios-objeto.

© Noshe

Aberto para todos os lados, o térreo do edifício convida a cidade à entrar, a fluir para dentro deste enorme pátio central. O átrio não é apenas um espaço de recepção, mas também o principal palco para a realização de eventos, instalações e outras atividades culturais - tudo isso envolto em uma atmosfera surpreendentemente vibrante, com um museu, uma biblioteca, um café e áreas comerciais. É somente acima desta praça interior que a presença da instituição que dá nome ao edifício começa a ser perceptível.

© Noshe

A maior atração do mais novo edifício projetado por Chipperfield é o auditório em forma de anfiteatro de frente para o parque. Ele pode ser ajustado para diferentes configurações, tanto em tamanho quanto em suas condições acústicas específicas. A programação diversa desta rua urbana vertical conta ainda com uma creche, áreas de atendimento ao cliente, restaurantes e um grande centro de conferências. O pátio central, logo acima do átrio, é o principal ponto de encontro e convívio entre todos os funcionários da empresa o qual conta com uma série de diferentes amenidades como bares, cafés, academias e um spa.

© Noshe

Acima disso, o corpo do edifício abriga primordialmente os escritórios da Amorepacific. A circulação vertical é organizada de forma descentralizada, promovendo uma maior flexibilidade dos seus espaços e layouts. Uma série de terraços jardim proporcionam momentos de relaxamento enquanto emolduram impressionantes vistas para a cidade de Seul, além de garantir uma melhor iluminação de todos os espaços. A medida que o edifício vai sendo atravessado horizontalmente em altura, as fronteiras entre o espaço público e privado vão se diluindo e fortalecendo o conceito geral de conectividade.

© Noshe
Plantas
© Noshe

A materialidade de sua arquitetura também reflete a abordagem principal do projeto, uma busca constante por autenticidade, transparência e integridade. Por isso a paleta de materiais do edifício é muito simples mas de altíssima qualidade, uma arquitetura que envelhecerá com dignidade. A natureza faz parte do edifício, ela atravessa seus espaços desde o pátio à cobertura, onde árvores adultas revelam todo o seu esplendor complementadas por um projeto de paisagismo impecável.

© Noshe

O edifício recebeu a certificação LEED Gold. A avaliação enaltece todas as características do projeto que impactaram positivamente no edifício desde a sua etapa de concepção até a construção, o bem estar dos usuários e da comunidade como um todo. A fachada é um resumo global da ópera, a marca de sua verdadeira identidade.

© Noshe
Axonométrica 1
© Noshe

Conectando interior e exterior, ela protege na mesma medida que oculta seus espaços. Sua fina trama é responsável por filtrar a luz do sol sem interromper as vistas para a cidade, fazendo uma contribuição fundamental para a qualidade do ambiente de trabalho. Estas considerações foram essenciais para a definição da abordagem de projeto, um edifício que é apenas uma fachada e uma fachada que revela um incrível edifício.

© Noshe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Amorepacific Headquarters / David Chipperfield Architects" [Amorepacific Headquarters / David Chipperfield Architects] 05 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915950/amorepacific-headquarters-david-chipperfield-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.