Casa Frame / NOMO STUDIO

  • Arquitetos: NOMO STUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografías:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Cortizo, Roca, Simon
  • Arquiteto Responsável: Alicia Casals
  • Equipe: Karl Johan Nyqvist, Jordi Ribes
  • Cliente: Privado
  • Engenharia: e2a arquitectos
  • Colaboradores: Francesc Sbert
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na costa nordeste de Menorca, na Espanha, com vistas magníficas para o mar. A inclinação íngreme do terreno, juntamente com os regulamentos urbanos, limitou significativamente a localização da casa. Para evitar que o prédio em frente bloqueasse os pontos de vista, a casa situa-se no nível mais alto do terreno. Além disso, foi investido em um programa tradicional de tal forma que os espaços diurnos estão localizada no primeiro andar e os quartos no andar térreo. Apenas o quarto principal fica no último andar, pois os clientes queriam uma casa de veraneio mais funcional para estadias de fim de semana curtas, nas quais apenas o casal moraria na casa. Dessa forma, a casa pode ser entendida como um loft em um andar com uma extensão para crianças e convidados abaixo.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O forte contraste entre a fachada para o mar aberto e a opacidade das fachadas laterais e traseiras enquadram as vistas de forma cenográfica. Para enfatizar este efeito, o telhado inclina-se ligeiramente para as vistas e a fachada frontal é envidraçada do chão ao teto com grandes portas de correr. O uso de placas de laje alveolares, usualmente utilizadas em edifícios industriais, permitiu cobrir 11 m de luz criando um vão sem pilares e com vistas ininterruptas da paisagem. Um dos painéis pré-fabricados foi removido do telhado, deixando uma grande abertura zenital para garantir a luz natural em toda a sala.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Na cozinha e na sala de estar existem grandes aberturas de correr que dão acesso a um terraço de 43 m²onde acontecem eventos sociais. O quarto principal tem uma varanda privada sem ligação visual ao terraço comum. O cliente queria uma casa com privacidade também para seus filhos e, portanto, todos os quartos têm banheiro e varanda individual. Além disso, há uma segunda sala de estar para eles. Isso resulta em uma combinação de espaços privados e compartilhados para os mais jovens.

© Adrià Goula

O concreto foi escolhido como um material de manutenção nulo para a fachada que envelheceria graciosamente no clima agressivo de alta umidade e extrema salinidade de Menorca. A cor branca quebrada do concreto derrete com a pedra ocre e terracota do terreno. Finalmente, uma faixa de relevos verticais rodeia a casa estruturando a posição das janelas e portas.

© Adrià Goula

As escolhas dos produtos utilizados foram feitas considerando um bom equilíbrio entre preço e qualidade, além de ter boas alternativas de manutenção. A necessidade de ter um bom suporte técnico para os materiais utilizados no projeto foi um dos partidos dos estudos arquitetônicos e de suas linhas minimalistas resultantes. Além disso, sendo marcas muito grandes, todos os suportes técnicos dos materiais utilizados oferecem um bom atendimento pós-venda em Menorca.

© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Frame / NOMO STUDIO" [Frame House / NOMO STUDIO] 06 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915885/casa-frame-nomo-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.