Casa HH / H2 Arch

Casa HH / H2 Arch - Mais Imagens+ 18

Thành phố Vũng Tàu, Vietnã
  • Arquitetos: H2 Arch; H2 Arch
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Quang Dam
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Philipp, TAICERA, Toto
  • Metálica: Mr Thành
  • Marcenaria: H2
  • Arquitetos Responsáveis: Nguyen Thi Xuan Hai, Tran Van Huynh
  • Cidade: Thành phố Vũng Tàu
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
© Quang Dam

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi construído a partir de uma casa antiga de 70 m² de área útil. Antes de reformar, a casa incluía uma sala de estar, um quarto, cozinha, banheiro e um terraço no nível superior. Havia um pequeno foço no final da casa que servia apenas para obter luz solar para a cozinha, enquanto o quarto era escuro e mal ventilado. A frente da casa era coberta por um quiosque com piso cerâmico e telhado de chapa metálica. O proprietário demandou por mais espaço e mais funcionalidade, buscando tornar a casa mais bem iluminada e menos impactante ao meio ambiente. Os arquitetos e engenheiros da H2 estudaram o local e a construção existente, de forma que fosse possível, estruturalmente, adicionar mais dois níveis, da mesma forma que o espaço foi projetado para solucionar a necessidade do proprietário, além de trazer a nova forma de casa que é moderna e simples. 

© Quang Dam

Aumentar a área útil é uma demanda

No piso térreo, o telhado de cerâmica e a chapa metálica foram substituídos pelo jardim com árvores; a sala de estar foi ampliada; o quarto maior, a cozinha e o banheiro foram mais definidos para que o foço atrás da casa possa iluminar todos esses ambientes. A escada existente foi doada, abrindo espaço para a nova. No primeiro pavimento, foi aberto um vazio na laje para formar um átrio que atinge os três pavimentos. Na frente da casa fica a sala de leitura que se conecta com o espaço verde, no meio está o átrio e uma academia e mais ao fundo um dormitório. 

© Quang Dam

No segundo pavimento fica o altar, a lavanderia, o depósito e um pátio. O átrio é coberto por uma claraboia com persiana de madeira. O espaço é aconchegante, tendo um caráter mais coletivo. O átrio coletiviza a casa, a partir dele pode-se ser visto de todos os cantos, conectando sala com sala, piso com piso. Por outro lado, de maneira mais intimista, cada quarto tem seu próprio espaço verde.

Plantas
Cortes

Tornar a casa mais iluminada e com menor impacto ambiental

A casa tem ventilação natural e luz natural com eixos horizontal e vertical bem definidos: No térreo, o jardim da frente se conecta com o átrio que se conecta com o fosse de luz dos fundos. No primeiro pavimento, novos jardins se conectam com o átrio, que se conectam com uma vegetação colocada no banheiro, que se conectam com o fosso de luz dos fundos. No segundo pavimento, a vegetação frontal se conecta com o átrio, que se conecta com a vegetação do fosso de luz. O átrio é o centro, assim como a marca da casa. Ele é coberto por uma veneziana de madeira que permite ventilação e iluminação natural quando todas as portas e janelas estão fechadas.

© Quang Dam

O teto da persiana combina com a árvore de carambola, para filtrar a luz do sol. O proprietário tende a um estilo de vida simples e adora árvores naturais, de modo que a vegetação escolhida foi pensada para ser facilmente cuidada, apesar de serem bonsais. A área verde no segundo pavimento é mantida a partir de uma composteira, o que melhora as condições ambientais do projeto.

Reforma da casa

Uma nova forma foi feita a partir de uma antiga forma forte e simples. Na fachada, para evitar o barulho e poeira da rua, usamos um caixilho de grelha de madeira com vegetação  para trazer o vento e luz solar para dentro da casa.

© Quang Dam

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Đô Lương, Tp. Vũng Tàu, Bà Rịa - Vũng Tàu, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa HH / H2 Arch" [HH House / H2 Arch] 30 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915884/casa-hh-h2-arch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.