Casa Selvagem / Archterra Architects

Casa Selvagem / Archterra Architects - Mais Imagens+ 29

Margaret River, Austrália
© Douglas Mark Black

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Selvagem está localizada em uma área arbustiva, entre a Mata Banksia, ao longo da Ridge Leeuwin Naturaliste e a poucos passos da conhecida costa de surf Margaret River. O projeto é uma plataforma que resgata elementos modernistas, elevada com amplas superfícies envidraçadas para o quarto principal e para as áreas de estar. Essas superfícies podem ser removidas, evocando a sensação de estar em uma plataforma aberta entre as copas das árvores.

© Douglas Mark Black

Diagramaticamente, a planta é retangular e simples separando entre leste e oeste as funções mais íntimas e aquelas mais coletivas, permitindo ao cliente se levantar com o sol pela manhã e depois desfrutar de uma bebida enquanto aprecia o pôr do sol através das árvores.

© Douglas Mark Black

Buscando permitir um fluxo contínuo de espaço no nível superior, a lavanderia, a cozinha, o banheiro, o depósito, além de um escritório, são agrupados centralmente, de forma que as paredes divisórias não chegam até o teto, aumentando o fluxo visual de um espaço para outro. A falta de portas internas amplia ainda mais a sensação de um espaço singular, além de deixar os visitantes potencialmente inquietos com a perspectiva de usar o banheiro sem porta. 

© Douglas Mark Black
Planta - 1º Pavimento
© Douglas Mark Black

O piso superior é acessado por uma passarela de malha expandida galvanizada que permite a visualização da paisagem abaixo. As colunas galvanizadas de seção circular esbeltas sustentam a laje de concreto isolada no piso superior, enquanto um depósito e um quarto de hóspedes com banheiro ocupam do térreo e proporcionam privacidade para os hóspedes que visitam.

© Douglas Mark Black

O banheiro principal abre diretamente para as portas de correr viradas a norte, permitindo que os proprietários se banhem ao sol de Inverno com a tagarelice dos papagaios que vivem do lado de fora. Uma parede de mosaico branco e curvo,espelhada no contorno curvo do banheiro, atua para definir suavemente os limites deste espaço. As varandas de aço galvanizado cru tipo Juliet na frente de portas de vidro deslizantes que dão para o quarto, banheiro e sala de estar permitem que toda a casa seja aberta para o exterior e seu zumbido constante das cigarras e dos pássaros entre as árvores.

© Douglas Mark Black

O projeto possui elementos da Case Study Houses dos anos 40, 50 e 60, com um grid estrutural de 3,6 m. Esta modulação permite que tanto a estrutura de aço quanto a laje de concreto sejam o mais finas possível e facilitem o uso de folhas de compensado de pinus de 2.4m x 1.2m no teto sem desperdício.

© Douglas Mark Black

Para abordar a eficiência energética, as grandes áreas de vidro de baixa emissividade são cobertas por brises horizontais de tamanho otimizado que garantem que o sol de inverno penetre profundamente na laje de piso pigmentado a carvão, excluindo o sol quente de verão.

© Douglas Mark Black

Ranhuras de ventilação estreitas e com venezianas ao sul trabalham em conjunto com portas deslizantes maiores no norte para rapidamente esgotar qualquer acúmulo de ar quente durante o verão. A forma elevada, inspirada nas tipologias habitacionais de Queensland e do Northern Territory, captura até mesmo a mais leve brisa refrescante.

© Douglas Mark Black

Externamente, a casa é revestida com acabamentos duráveis, sem manutenção e resistentes a incêndios florestais, como as chapas colorbond, aço galvanizado, chapa de cimento comprimida crua e decks de madeira. 

© Douglas Mark Black

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Selvagem / Archterra Architects" [Wilderness House / Archterra Architects] 01 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915662/casa-selvagem-archterra-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.