Parque Educativo Mayaba - Zaragoza Antioquia / ROHO + TAU

Parque Educativo Mayaba - Zaragoza Antioquia / ROHO + TAU - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: ROHO + TAU
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  950
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias :Diana Ramírez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Cemex, Eternit, Etex Colombia
  • Equipe De Desenho: Erick Murillo, Carlos Villacres
  • Empresa De Moradia De Antioquia: VIVA
  • Construção: Héctor Valencia
  • Cálculo Estrutural: VIVA
  • Cidade: Zaragoza
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Diana Ramírez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Zaragoza é um município localizado na sub-região de Bajo Cauca Antioquia, na Colômbia, com uma forte dependência da extração de ouro, o que torna possível a criação de um território com uma das maiores diversidades étnicas e culturais da região. Por isso, o projeto foi selecionado pelo Governo de Antioquia, em 2015, como um dos "80 parques educativos" destinado a tornar-se um lugar de encontro cultural e de aprendizagem cidadã, onde se busca, por meio  da formação de edifícios públicos de pequeno porte, a contribuição no ensino das comunidades, através de processos de apropriação com critérios diferentes dos modelos educacionais convencionais.

© Diana Ramírez

A proposta baseia-se na necessidade do edifício de fortalecer o setor como resultado da articulação e geração de novas tensões, a partir da reconfiguração da praça existente, do projeto e da paisagem circundante.

Planta
Fachada Acesso Principal

Devido às descontinuidades apresentadas pelo bairro, a proposta propõe um reajuste da praça existente para funcionar como um eixo de distribuição entre o prédio e o entorno. Desta forma, o projeto pretende gerar um impacto urbano positivo no setor que, além de criar um ponto de encontro, propõe um pequeno teatro como local de recreação, quatro volumes que se movem harmoniosamente em direção à mata nativa seguindo a geometria da praça e, por fim, uma passarela como elemento integrador da paisagem.

© Diana Ramírez

O Parque Educativo utiliza formas puras que dividem cada um dos ambientes, buscando gerar no interior do edifício espaços abertos e fechados que se baseiam em uma geometria razoavelmente simples com quatro volumes de dimensões similares deslocados entre si onde os diferentes usos do projeto também são articulados e complementados.

© Diana Ramírez

O edifício é composto principalmente por quatro salas de aula onde vários tipos de atividades recreativas e acadêmicas são desenvolvidas para a comunidade; por outro lado, as salas de aula organizadas nos dois volumes centrais podem ser integradas ao teatro ao ar livre e assim conectar as atividades lúdicas do prédio com a praça.

Croqui

Do ponto de vista bioclimático, procuramos reduzir consideravelmente a radiação solar, projetando um sistema de pele dupla reforçado com brises verticais que, de acordo com a orientação do edifício, se juntam ou separam em maior e / ou menor densidade para impedir a entrada direta de radiação solar nos diferentes espaços. Procurou-se também fazer com que o ar flua para diferentes salas através das fachadas, permitindo a ventilação cruzada entre os espaços, por meio de uma corrente de ar constante que naturalmente extrai o ar quente que é produzido no interior pela inércia térmica do próprio edifício.

© Diana Ramírez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zaragoza, Antioquia, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Educativo Mayaba - Zaragoza Antioquia / ROHO + TAU" [Parque Educativo Mayaba- Zaragoza Antioquia / ROHO + TAU] 20 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915390/parque-educativo-mayaba-zaragoza-antioquia-roho-plus-tau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.