Loja da Acne Studios / Sophie Hicks Architects

Loja da Acne Studios / Sophie Hicks Architects

© Annabel Elston© Annabel Elston© Annabel Elston© Annabel Elston+ 15

Gangnam-gu, Coreia do Sul
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo Fotografias:  Annabel Elston, Noblesse Magazine
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Danpal, EVERLITE, Ganter, Samsung
  • Cliente:Acne Studios em parceria com Shinsegae
  • Projeto Luminotécnico:Arup
  • Engenharia Estrutural:Arup
  • Cidade:Gangnam-gu
Mais informaçõesMenos informações
© Annabel Elston
© Annabel Elston

Descrição enviada pela equipe de projeto. As ruas estreitas e sinuosas de Gangnam abrigam algumas das lojas mais exclusivas da capital sul-coreana.

É nesse ambiente - um refúgio de paz em uma cidade que se move rapidamente - que foi construída uma nova loja para a Acne Studios: uma flagship store, na qual serão vendidas suas coleções de produtos. 

© Annabel Elston
© Annabel Elston

O grande número de marcas poderosas ocidentais, que prezam por suas fortes identidades, poderiam ter minado a individualidade de uma cidade como Seul. Porém isso não parece ter acontecido. Como visitante, é possível perceber que as marcas ocidentais e a cultura urbana coreana deram algo um ao outro; que eles se somaram resultando em um efeito ímpar. 

A cultura sueca valoriza a modéstia e a discrição. Por outro lado, os designs da Acne Studios são vigorosos e exaltam atitude. O prédio reflete esse contraste. Visto de fora, é uma caixa de luz contida e bastante elegante: translúcida e fantasmagórica, mas, em essência, pura e simples. As aparências, no entanto, podem ser enganosas; e assim são, neste caso. Ao adentrar é possível perceber que, embora possa ser apenas uma caixa, é uma caixa que esconde um monstro pesado e complexo.

© Annabel Elston
© Annabel Elston

A estrutura é um edifício retangular de dois andares, ambos de concreto bruto, com quatro pares de colunas de concreto sustentando o telhado e o piso superior. Em torno de uma dessas colunas, há uma escadaria de concreto flutuante.

Uma vez lá em cima, percebe-se que há algo a mais sobre este edifício que pode causar estranhamento. Ao olhar para baixo e para a frente, percebe que a estrutura de concreto áspera e úmida é inteiramente separada das paredes translúcidas que a encerram. A estrutura, portanto, fica dentro de uma elegante caixa de vidro, como se estivesse em uma vitrine.

© Annabel Elston
© Annabel Elston

Não há decoração e acabamentos. O concreto carrega a marca da madeira bruta, como a usada para fazer passarelas à praia no arquipélago de Estocolmo; e as roupas da Acne Studios são mostradas contra paredes de metal levemente refletivas, isoladas no espaço aberto. Não há um único acabamento decorativo de tipo tradicional.

Planta - Térreo
Planta - Térreo
Corte
Corte
Detalhe - Escada de Concreto
Detalhe - Escada de Concreto

A Suécia é uma terra de luz e ar: luz vibrante e ar limpo, fresco e revigorante que pode induzir sentimentos de euforia e de outro mundo. A atmosfera da loja é sobrenatural. Você está isolado das visões de Seul; você está envolto em luz suave do dia, filtrando-se através das paredes de policarbonato e iluminando as lâmpadas fluorescentes acima da cabeça, difundidas por grades metálicas.

© Annabel Elston
© Annabel Elston

A loja também é intocada. Nenhum equipamento - sem dutos ou tubulações; sem entranhas ou órgãos vitais; não há realidades mecânicas intrusivas. Em vez disso, eles estão empilhados no telhado.

© Annabel Elston
© Annabel Elston

Um último detalhe: o edifício foi implantado sobre uma vegetação típica da encontrada nos arquipélagos suecos: plantas silvestres de todas as formas, incluindo, é claro, morangos silvestres.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cheongdam-dong, Gangnam-gu, Seoul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja da Acne Studios / Sophie Hicks Architects" [Acne Studios Store / Sophie Hicks Architects] 19 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915252/loja-da-acne-studios-sophie-hicks-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.