Espaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura

Espaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - Bacia Sanitária, PilarEspaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - Sofá, CadeiraEspaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mesa, CadeiraEspaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - IluminaçãoEspaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mais Imagens+ 24

Espaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - Iluminação
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um lugar multiuso, funcional, que expressasse a tecnologia e a visão a frente da empresa que contratou o escritório foram os requisitos pedidos ao arquiteto Clay Rodrigues para criar em 10x10 m um espaço conceitual.
Esse ambiente teria que representar a empresa em diferentes momentos e com usos diversos, como recepção, conversões, apresentações.

Espaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - Pilar
© Joana França

A partir do desejo de um espaço futurista indicado pelo cliente o escritório iniciou um estudo de elementos recorrentes em filmes de ficção cientifica que representam a morfologia de cidades futuristas, vistas em filmes como, The Island, Minority Report e Tron. Com isso em mente o projeto se voltou em cima de alguns itens que aparecem de forma comum nos filmes: 
Luz, Assepsia e Simetria, Geometria Pura, Minimalismo e Design que foram colocados no projeto através dos itens a seguir.

Espaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - Cadeira
© Joana França

Ambiente Branco.
O uso excessivo dessa cor traz uniformidade e monotonia, leva a sensação de assepsia e associa ao frequentador um ambiente minimalista com pouca informação ou nenhuma.

Espaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - Bacia Sanitária, Pilar
© Joana França
Planta - Exposição
Espaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - Sofá, Cadeira
© Joana França

Ripas em Madeira: Aparecem em painéis e criam movimento sem agredir a ideia do minimalismo por conta do seu jogo de profundidade e ritmo repetitivo. Elas também escondem elementos como portas e armários que guardam móveis e eletrônicos usados em ocasiões diferentes.

Espaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Joana França

Geometria: Ganham destaque nas paredes com um corte transversal iluminado e com o tom de cinza na área mais profunda, também aparecem nos cortes no gesso que fracionam o forro para seguir ideia de ritmo e repetição.

Espaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - Banco
© Joana França

Luz Fria: A iluminação é o elemento unificador do projeto. Extensas linhas de luz percorrem e interliga o ambiente, criam a sensação de um cenário tecnológico e reforça a ideia de ambiente asséptico.

Espaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - Bacia Sanitária
© Joana França

Design: A escolha do mobiliário foi importante para criar a atmosfera e baseou - se  em materiais que expressam inovação, que não possuam emenda e valorizam linhas e desenho mais suaves fluidos.

Espaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Joana França

Transparência vista em peças de acrílico da Kartell ou nas luminárias com cúpulas de vidro do Jader almeida. As poltronas do Sergio Faher e as mesas laterais do Studio Bola aparecem na prata, cor que remete ao alumínio.

Espaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Joana França

As formas mais orgânicas na mesa Mesa lateral Besame Mucho de Jaqueline Terpinz e no banco maresia, já os moveis em madeira aparecem pontualmente para trazer um mínimo de aconchego e são a referência da natureza normalmente expressada nos filmes como resgate do ser humano ou como item de sofisticação por conta de sua escassez. 

Espaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura - Cadeira
© Joana França


Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasilia - Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço 20 UM / Debaixo do Bloco Arquitetura" 16 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915115/espaco-20-um-debaixo-do-bloco-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.