Morada 502 / MOTE 85 Arquitetos

Morada 502 / MOTE 85 Arquitetos

Morada 502 / MOTE 85 Arquitetos - Sofá, Prateleira, Janela, Mesa, CadeiraMorada 502 / MOTE 85 Arquitetos - BancadaMorada 502 / MOTE 85 Arquitetos - Iluminação, Cama, DormitórioMorada 502 / MOTE 85 Arquitetos - Prateleira, Mesa, CadeiraMorada 502 / MOTE 85 Arquitetos - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: MOTE 85 Arquitetos; MOTE 85 Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jo. Baumg
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A. Moraes, Arte & Móveis, Deca, D’Corbelinni, Eliane, Luia Mantelli
Morada 502 / MOTE 85 Arquitetos - Mesa, Prateleira, Cadeira
© Jo. Baumg

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento localizado no Bairro Menino Deus, na cidade de Porto Alegre, foi concebido e projetado sob uma diretriz determinada antes do início do trabalho: aliar conforto para os moradores à pouca quantidade de materiais utilizados. Sendo assim, foram determinados os materiais e tons responsáveis por cumprir, em sua maior parte, essa função: Madeira Natural e Elementos em Cinza (pinturas, marcenarias, pisos, etc).

Num segundo momento, foram estabelecidos os critérios que nortearam a maneira como estes materiais comporiam os ambientes do apartamento. Sendo assim, determinou-se por utilizar os tons de cinza em todos os componentes da cozinha, lavabo, banheiros e área de serviço. Na sala de estar e jantar foi estabelecida a seguinte regra: criar a base (pisos e paredes) em tons de cinza, enquanto o mobiliário, marcenaria e painéis são utilizados em madeira natural.

Morada 502 / MOTE 85 Arquitetos - Bancada
© Jo. Baumg
Isométrica 1
Morada 502 / MOTE 85 Arquitetos - Iluminação, Cama, Dormitório
Cortesia de Iuri Mizoguchi

Essa lógica se inverte na área íntima do apartamento, onde foi adotado o piso em réguas de madeira natural enquanto a marcenaria e mobiliário aparecem em tons de cinza. A cozinha é toda em tons de cinza, projetada basicamente em duas linhas. Bancada de trabalho com fogão, forno, pia e geladeira e logo em sua frente, o balcão de apoio. Para solucionar a falta de espaço do ambiente, foi projetada uma despensa vertical ao lado da geladeira, possibilitando o armazenamento dos gêneros, temperos, etc.

A Sala de Estar é integrada com a Sala de Jantar, com móveis em madeira natural. Um painel em madeira ripada é responsável pela determinação do limite entre área social e área íntima do apartamento. Para reforçar essa ideia, foi criada uma porta “camuflada” entre as duas áreas. O lavabo, respeitando a diretriz projetual estabelecida, foi concebido em tons de cinza. É composto por paredes texturizadas em cinza e uma cuba esculpida em pedra basalto. A luz controlada empresta um ar intimista ao ambiente.

Morada 502 / MOTE 85 Arquitetos - Mesa, Sofá, Cadeira
© Jo. Baumg

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Río Grande del Sur, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Morada 502 / MOTE 85 Arquitetos" 21 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915114/morada-502-mote-85-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.