Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. MOTE 85 Arquitetos
  6. 2018
  7. Morada 502 / MOTE 85 Arquitetos

Morada 502 / MOTE 85 Arquitetos

  • 06:30 - 21 Abril, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
Morada 502 / MOTE 85 Arquitetos
Morada 502 / MOTE 85 Arquitetos, © Jo. Baumg
© Jo. Baumg

© Jo. Baumg © Jo. Baumg Cortesia de Iuri Mizoguchi Cortesia de Iuri Mizoguchi + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Porto Alegre, Río Grande del Sur, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis

    Iuri Mizoguchi, Andrei Português Rosa
  • Área

    90.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

© Jo. Baumg
© Jo. Baumg

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento localizado no Bairro Menino Deus, na cidade de Porto Alegre, foi concebido e projetado sob uma diretriz determinada antes do início do trabalho: aliar conforto para os moradores à pouca quantidade de materiais utilizados. Sendo assim, foram determinados os materiais e tons responsáveis por cumprir, em sua maior parte, essa função: Madeira Natural e Elementos em Cinza (pinturas, marcenarias, pisos, etc).

Num segundo momento, foram estabelecidos os critérios que nortearam a maneira como estes materiais comporiam os ambientes do apartamento. Sendo assim, determinou-se por utilizar os tons de cinza em todos os componentes da cozinha, lavabo, banheiros e área de serviço. Na sala de estar e jantar foi estabelecida a seguinte regra: criar a base (pisos e paredes) em tons de cinza, enquanto o mobiliário, marcenaria e painéis são utilizados em madeira natural.

© Jo. Baumg
© Jo. Baumg
Isométrica 1
Isométrica 1
Cortesia de Iuri Mizoguchi
Cortesia de Iuri Mizoguchi

Essa lógica se inverte na área íntima do apartamento, onde foi adotado o piso em réguas de madeira natural enquanto a marcenaria e mobiliário aparecem em tons de cinza. A cozinha é toda em tons de cinza, projetada basicamente em duas linhas. Bancada de trabalho com fogão, forno, pia e geladeira e logo em sua frente, o balcão de apoio. Para solucionar a falta de espaço do ambiente, foi projetada uma despensa vertical ao lado da geladeira, possibilitando o armazenamento dos gêneros, temperos, etc.

A Sala de Estar é integrada com a Sala de Jantar, com móveis em madeira natural. Um painel em madeira ripada é responsável pela determinação do limite entre área social e área íntima do apartamento. Para reforçar essa ideia, foi criada uma porta “camuflada” entre as duas áreas. O lavabo, respeitando a diretriz projetual estabelecida, foi concebido em tons de cinza. É composto por paredes texturizadas em cinza e uma cuba esculpida em pedra basalto. A luz controlada empresta um ar intimista ao ambiente.

© Jo. Baumg
© Jo. Baumg

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Morada 502 / MOTE 85 Arquitetos" 21 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915114/morada-502-mote-85-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.