Refúgio Los Cóndores / Duque Motta & AA

Refúgio Los Cóndores / Duque Motta & AA - Mais Imagens+ 17

Lo Barnechea, Chile
  • Arquitetos: Duque Motta & AA; Duque Motta & AA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nicolas Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Añihue, MK, Renner Coatings, Topwood
  • Colaboradores: Alejandro Urrutia, Catalina Gutierrez e Miguel Cohen
  • Cálculo Estrutural: Alex Popp
  • Iluminação: Estudio Par
  • Arquiteto Responsável: Rodrigo Duque Motta
  • Cidade: Lo Barnechea
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nicolas Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consistia em reformar e ampliar um pequeno refúgio familiar em Farellones, cidade de montanha na Cordilheira dos Andes, vizinha a Santiago. A arquitetura e o paisagismo de Farellones tem evidentes influências da arquitetura de montanha europeia e do modernismo norte americano de meados do século passado. O edifício a receber a intervenção é um reflexo fiel desta identidade, tanto em termos materiais, quanto formais, um embasamento de pedra local que se adapta à topografia do terreno, uma estrutura superior de madeira com amplas janelas que se abrem às vistas, uma varanda suspensa que domina o contexto e uma cobertura metálica de uma água.

© Nicolas Saieh
Elevação Norte
© Nicolas Saieh

Em termos espaciais, o refúgio responde a uma estratégia de corte que se adapta à inclinação a base de uma distribuição escalonada do programa em meios-pavimentos, com a cobertura desenvolvida em contra inclinação, que se abre para a luz norte e as vistas da Cordilheira. A intervenção propõe resgatar todos estes valores do projeto original para potencializa-los, tanto atualizando o existente, quanto criando novas superfícies. É dessa forma que se propõe um novo volume acoplado ao atual, que se conecta em todos os níveis com o preexistente, e mantém a estratégia de corte por meios-pavimentos, que aproveita a inclinação e se abre para as vistas ao norte.

© Nicolas Saieh

No entanto, no novo volume a cobertura se dobra para ter uma parte parcialmente paralela ao terreno e, assim, permitir a construção do acesso principal a partir da zona mais alta do terreno. Em planta, ambos volumes se dispõem de forma oblíqua, acentuando a ideia de abertura para as visuais, com o desenho de uma nova varanda que os conecta externamente. Em termos materiais, também buscou-se respeitar a proposta original, por isso as paredes do volume novo foram revestidas com pedra local, a nova varanda e os tetos com madeira de Lenga e se reconstruiu a cobertura com peças de aço ondulado.

Cortesía de Duque Motta & AA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio Los Cóndores / Duque Motta & AA" [Refugio Los Cóndores / Duque Motta & AA] 17 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915071/refugio-los-condores-duque-motta-and-aa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.