Colégio Público Indira Gandhi / Fresneda & Zamora Arquitectura

Colégio Público Indira Gandhi / Fresneda & Zamora Arquitectura - Mais Imagens+ 31

Las Lagunas de Mijas, Espanha
  • Arquitetos: Fresneda & Zamora Arquitectura; Fresneda & Zamora Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5126
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografías:Javier Callejas
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Isover, Knauf, Ladrillos Suspiro del Moro LSM, SGG CLIMALIT
  • Cliente: ISE Andalucía
  • Construtora: Sando S.A.
  • Estrutura E Serralheria : Sando S.A.
  • Engenharia: Juan Fernández Cañedo
  • Arquitetos Responsáveis: Antonio Luís García-Fresneda Hernández, Juan Manuel Zamora Malagón
  • Colaboradores: Palma Pajarón Bermúdez-Cañete, Francisco Campos Fernández, Néstor Cruz Ruiz, Francisco Campos Fernández
  • Cidade: Las Lagunas de Mijas
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Callejas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi claramente condicionado, desde o início, pela topografia e morfologia do terreno e surge a partir da transformação desses limites. A topografia, muito marcada, desce abruptamente em duas direções enquanto a morfologia se fecha para fora e se abre para dentro, deixando uma frente mínima para o desenvolvimento da fachada, tudo isso somado a rigorosos padrões de projeto, exigindo a colocação de alguns usos com entrada direta do lado de fora, como o zeladoria, espaços comuns para crianças, ou o AMPA e também incentivar a entrada de um caráter institucional.

© Javier Callejas
© Javier Callejas

Portanto, o edifício precisa ser anexado ao único ponto de contato com a estrada principal com a área máxima possível. Daí a morfologia em forma de "U" que se abre abraçando a área de recreio e elevando a fachada ao máximo admissível. O edifício está implantado ao lado da única via de acesso atual do terreno, desenvolvendo todo o programa educacional em um volume compacto que se desenvolve na parte superior do mesmo, deixando o restante da área para espaços externos.

© Javier Callejas

Além disso, a forte inclinação da rua é usada para propor a entrada de crianças e a escola primária em diferentes níveis, simplificando os fluxos internos da escola e facilitando a coleta de crianças no exterior. A inclinação da rua de acesso nas duas extremidades do terreno é, portanto, crucial para o projeto.

© Javier Callejas

Essa premissa também é utilizada para estabelecer outros acessos diferenciados ao centro educacional, como o acesso rodoviário para veículos de abastecimento e estacionamento, localizado na extremidade inferior da via. Aproximadamente no centro da linha de fachada é o acesso geral ao centro, assumindo, para fins práticos, a ausência do térreo e do primeiro andar, e empregando dois níveis de acesso autônomo e claramente diferenciados.

© Javier Callejas

No pavimento inferior, o nível educacional das crianças é desenvolvido pela primeira vez, com um patamar que se conecta diretamente com os espaços comuns. As salas de aula para crianças são equipadas com seus terraços externos e seus playgrounds, completamente separados de outros usos. Na zona central, com acesso independente do nível educacional infantil e do primário, o refeitório é elevado, com a cozinha e as instalações do prédio, localizadas em depressão em relação à rua, mas com acesso direto para suprimentos. Na parte central da rua há acesso ao centro, com a área de administração e a maior parte do nível primário de educação.

© Javier Callejas

Busca-se a criação de um edifício compacto que supõe uma entidade e que, embora austera, seja vigorosa e marcante. O resultado é um volume que se adapta generosamente à topografia existente e é estruturado de forma clara tanto em volume quanto em diferenciação de usos.

© Javier Callejas

Do ponto de vista construtivo, este tipo de edifício é caracterizado por materialidade austera e simplicidade construtiva, de modo que o componente plástico, neste caso, é baseado no uso de tijolo de concreto branco. Este tijolo gera uma textura limpa que acompanha os limites que definem os volumes.

© Javier Callejas

Além disso, envolve o uso de um material resistente, durável e fácil de colocar no local, respondendo assim às exigências impostas pelo cliente. É, portanto, um "projeto-resposta" que gera seu discurso a partir das imposições físicas e de abordagem.

© Javier Callejas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida AMPA las Caracolas, S/N, 29651 Las Lagunas de Mijas, Málaga, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Colégio Público Indira Gandhi / Fresneda & Zamora Arquitectura" [Colegio Público Indira Gandhi / Fresneda & Zamora Arquitectura] 17 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914995/colegio-publico-indira-gandhi-fresneda-and-zamora-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.