História da arte sobre superfícies

O curso traz uma narrativa histórica do design de superfície, abordando autores e projetos de padrões têxteis, wallpaper, revestimentos relevados e cobogós, desde o século XVIII até nossos dias, trazendo perfis e propostas importantes de designers como William Kilbur, William Morris, Várvara Stepanova, Frank Lloyd Wright, Lucienne Day, Regina Gomide Graz e Athos Bulcão, entre muitos outros, e as influências dos movimentos artísticos em diversas épocas sobre esses criadores.

CRONOGRAMA
O curso contará com 6 encontros de 3 horas às quintas-feiras, com início em 11/04 e término em 16/05.

ORIENTADOR
CELSO LIMA (17-10-1961)
Artista Plástico teve seu início como ilustrador para jornais como a Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil, entre outros, e após contato com os artesãos “lukis” do Batik Tulis de Java em 1990, se aprofundou no universo da estamparia e tinturaria da Índia, Indonésia, China e Japão. As pesquisas sobre os processos de estamparias por reservas no continente africano, com destaque para as culturas da costa ocidental, como os iorubas, bamanas, ashantis e kubas teve início em 1998, com aprendizados realizados na Nigéria e Mali, e os experimentos tintureiros kubas no Congo em 2004. Desde 1992 desenvolve projetos com criação e produção de desenho de estampas em rapport para têxteis, em processos manuais, como o batik, e impressões industriais. Em 2001 inicia em parceria com o SESC-SP as oficinas de estamparia, com processos tintureiros e serigráficos, e de pesquisas e projetos em design de superfície, com criações para têxteis, wallpaper, revestimentos relevados e estruturas cobogós.

Em 2007 passa a publicar online um blog sobre estamparia, focado em história, design, autores e processos no site celsolima.zip.net Com trabalhos publicados em revistas como “Casa Cláudia”, “Casa Vogue” e “Casa & Jardim”, jurado do prêmio Estampa Brasil nas 3 edições, com edições de textos nas 3 publicações “Alma Brasileira”, que reúnem os acervos das premiações, atualmente desenvolve pesquisas, estuda e divulga as técnicas de tinturaria e estamparia por reservas dos continentes africano e asiático, assim como as oficinas de design de superfície, coordenando pesquisa, projeto, criação e produção, com destaque também para a história da estamparia, tema de vários módulos teóricos nas unidades do SESC, e grupos de estudos sobre a cultura material africana no “Acervo África”. Em ateliê produz peças murais sobre seda, linho, lã e algodão em projetos parceiros com arquitetos e designers de interiores.

INFORMAÇÕES
Período: 11/04 à 16/05 – quintas-feiras (das 19h às 22h)
6 encontros
Local: Sede do IABsp, Rua Bento Freitas, 306 – Mezanino
Custo: Sócio ou Amigo IABsp R$ 160,00
Não Sócio IABsp R$ 230,00

Associe-se ao IABsp!
iabsp.org.br/index.php/associe-se/

Formas de pagamento: cartão de crédito (até 10x), débito online ou boleto bancário pelo site https://organizador.sympla.com.br/painel-do-evento?id=488224

Obs. A realização do curso se dará somente mediante a inscrição mínima de 20 inscritos.

Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo
Fone: (11) 3259-6866
E-mail: cursos@iabsp.org.br

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "História da arte sobre superfícies" 09 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914696/historia-da-arte-sobre-superficies> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.