Intervenção La Peña / MÉTODO

Intervenção La Peña / MÉTODO - Mais Imagens+ 15

Valle de Bravo, México
  • Arquitetos: MÉTODO; MÉTODO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tatiana Mestre
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Swimquip
  • Arquitetos Responsáveis: Bernardo García, María José Villareal
  • Cidade: Valle de Bravo
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Tatiana Mestre

Descrição enviada pela equipe de projeto. Contextualizar adequadamente um novo trabalho é de extrema importância, principalmente nas intervenções em projetos existentes, seja em reformas e / ou ampliações. De certa forma, o contexto natural em que eles estão situados já é influenciado como uma parte intrínseca do ambiente.

© Tatiana Mestre
© Tatiana Mestre

La Peña, ampliação de uma casa, destina-se a contemplar o ambiente onde está localizado. Por um lado, a forma do terraço responde à topografia do jardim e através do uso de materiais naturais pretende se misturar com o ambiente natural e fazer parte dele. Funcionalmente, essa "arquitetura topográfica" ativa a parte do terreno que foi subutilizada, aproximando o usuário do lago.

© Tatiana Mestre

O terraço é dividido em três plataformas relacionadas aos níveis do terreno e ao uso que eles abrigam. No primeiro, localizamos uma área para comer; o segundo funciona como um espaço de descanso e no último há uma fogueira e um jacuzzi. As três plataformas têm relação direta umas com as outras, ou seja, uma pessoa que está localizada em uma delas pode estar convivendo com outra pessoa que está na próxima plataforma.

© Tatiana Mestre
© Tatiana Mestre

A outra parte do projeto, uma suíte que surge da necessidade do cliente, cuja localização foi escolhida para possibilitar a visão do lago e a orientação solar, foi feita com os materiais aparentes que já rodeavam a casa, preservando a arquitetura intacta existente. Desde a sua concepção foi feita uma homenagem ao meio ambiente no qual a casa está inserida, terminando o acesso diretamente com uma pedra, que é enquadrada com 2 novas paredes de pedra. Da mesma forma, para enfatizar a interação com o ambiente natural, usamos a rocha existente como um banco no chuveiro e ela foi usada como um elemento fundamental, sendo visível de todos os espaços dentro do novo bangalô.

© Tatiana Mestre

Durante o processo de construção, descobrimos a existência de uma grande rocha que poderíamos usar como a parede do fundo do dormitório e que enfatizaria nosso interesse em dar uma função aos elementos naturais. Ao mesmo tempo, é um bom exemplo de uma das características mais importantes da arquitetura do escritório: a nossa estética é baseada em mostrar a função do edifício, ou seja, um elemento que tem uma função espacial ou estrutural pode ser ao mesmo tempo, um elemento decorativo.

© Tatiana Mestre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Intervenção La Peña / MÉTODO" [Intervención La Peña / MÉTODO] 14 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914626/intervencao-la-pena-metodo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.