Casa D / Yonder – Architektur und Design

© Brigida González

Casa D / Yonder – Architektur und Design - Mais Imagens+ 32

Tuttlingen, Alemanha
  • Arquitetos: Yonder – Architektur und Design; Yonder – Architektur und Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  234
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Brigida González
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Mawa Design
  • Equipe: Georg Brennecke
  • Estrutura: Fischer + Friedrich
  • Sistemas Energéticos: Energie + Plan GmbH
  • Arquitetos Responsáveis: Katja Knaus e Benedikt Bosch
  • Diretores De Projeto: Benedikt Bosch, Katja Knaus
  • Cidade: Tuttlingen
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© Brigida González

"Haus D" ocupa um pequeno terreno em um subúrbio cênico da cidade de Tuttlingen. Encaixada firmemente entre edifícios tradicionais construídos ao longo dos últimos séculos, à primeira vista, a propriedade não parecia adequada para novas construções. No entanto, o projeto está aqui com sua estrutura ajustada à posição do sol, sua forma determinada por estruturas adjacentes e as distâncias entre elas. De leste a oeste, o nível do solo da difere em três metros. Essa condição topográfica impulsionou o desenho conceitual do projeto. Em seu lado leste, apresenta dois pavimentos interiores, um jardim frontal e uma unidade exterior. No lado oeste, acomoda um pavimento interior e um quintal com um jardim exterior.

© Brigida González
Plantas
© Brigida González

O interior da casa também responde às condições do local. Duas lajes de concreto verticais, dispostas em forma de cruz, dividem a área de estar em quatro segmentos. Os dormitórios espiralam em torno desta estrutura, no sentido horário, de baixo para cima. Esse recurso permite um percurso literal de ida e volta pela casa. De uma plataforma de concreto na área de entrada, adentra-se à sala de estar, sala de jantar, seguindo para o dormitório principal no 2º pavimento e, finalmente, para um terraço, que oferece vistas deslumbrantes ao sudoeste da cidade.

© Brigida González

O arranjo das respectivas salas promove interações coesivas e contínuas entre cada pavimento, criando uma sensação única de espaço com pontos de vista e ângulos em constante mudança. Ambientes tranquilos e espaços comuns sem restrições podem ser usados simultaneamente e são criados sem esforço. A relação entre estas salas é encenada deliberadamente, em sintonia com a rotina de seus habitantes. O sol nascente ilumina o dormitório pela manhã. A área de estar está localizada no ensolarado lado sul da casa e, à noite, cozinha e jantar serão acompanhadas pela visão do sol poente.

© Brigida González

O arranjo lógico do conceito organizacional é reforçado pela escolha de materiais de construção. No interior, a cruz de concreto permanece crua, enquanto as paredes e tetos assumem o calor da madeira. A parte interna da casa está revestida de branco, criando uma interação única com o concreto e a madeira. Por outro lado, o envoltório exterior é coberto com tecido preto e o telhado, também preto, está em contraste deliberado com os telhados avermelhados do ambiente heterogêneo.

© Brigida González

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:78532 Tuttlingen, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa D / Yonder – Architektur und Design" [Haus D / Yonder – Architektur und Design] 16 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914624/casa-d-yonder-nil-architektur-und-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.