Casa Tanda / ESEcolectivo Arquitectos

Casa Tanda / ESEcolectivo Arquitectos - Mais Imagens+ 24

Tabacundo, Equador
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrés Villota
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Ecuaplastic S.C., Rooftec Ecuador, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis: José de la Torre, Belén Argudo, Pablo Silva, Santiago Granda, Juan Alberto Ullauri
  • Colaboradores: Las Manos Sucias
  • Clientes: Jaime Ganchala y Rosa Ríos
  • Cidade: Tabacundo
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
© Andrés Villota

Descrição enviada pela equipe de projeto. Rosa e Jaime queriam construir uma casa de campo para desfrutarem da natureza do terreno. A paisagem originalmente seca de Tanda foi modificada por sistemas de rega, permitindo que o terreno fosse adequado às práticas agrícolas, uma atividade que é um dos principais interesses da família. Por outro lado, Rosa e Jaime possuem algumas armações de tenda metálicas que podem ser reutilizadas na casa. A partir destas premissas, foram delineadas as primeiras diretrizes do projeto.

© Andrés Villota
Plantas
© Andrés Villota

A proposta inicial consiste numa organização em planta retangular que é dividida em duas zonas diferenciadas pela materialidade: uma, fechada e pesada, virada para a parte posterior do terreno, e outra ligeira e aberta com acesso à vista panorâmica do vale seco. O programa organiza-se acomodando dois quartos, a sala de estar e a sala de jantar, enquanto que os banheiros e a cozinha se integram no elemento mais fechado da casa. A zona de entrada divide transversalmente a casa entre área social e área privada, através de um espaço de recepção com vista direta ao tanque exterior. Este tanque, onde são colocadas plantas aquáticas, é alimentado pelas águas cinzentas produzidas pelos banheiros e pela cozinha.

© Andrés Villota

O projeto está definido por dois sistemas estruturais. O primeiro, é uma estrutura metálica, desenhada de forma a reutilizar todas as estruturas de tendas metálicas disponíveis. Para a zona posterior da casa, optou-se por paredes autoportantes de tijolo, de modo a que a estrutura e fechamentos do edifício se fundem num só elemento construtivo. Seguindo a lógica estrutural do projeto, revelou-se pertinente utilizar o espaço existente sobre os banheiros como espaço de mezanino, com altura mais baixa, dedicado às crianças. Este espaço modificou o desenho em corte da casa, uma vez que conduziu à projeção de uma cobertura inclinada sobre área privada e de uma cobertura com inclinação invertida sobre área social.

© Andrés Villota

O remate das duas coberturas é resolvido pela área de entrada, espaço sobre o qual é projetado um terraço acessível, que permite aproveitar a vista da paisagem desde o exterior. No interior, painéis de gesso e polialumínio resolvem as poucas divisões internas existentes. Enquanto que, no exterior, a fachada principal é coberta com grandes painéis de vidro. Por último, um deck de madeira bordeia esta fachada, como espaço intermédio entre a casa e o exterior. Os beirais da cobertura estende-se para proteger o deck da chuva e permitem formar um pequeno espaço de contemplação da natureza, da Alfarrobeira e da paisagem.

© Andrés Villota
Cortes
© Andrés Villota

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Tanda / ESEcolectivo Arquitectos" [Casa Tanda / ESEcolectivo Arquitectos] 02 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914615/casa-tanda-esecolectivo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.