Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city

Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city - Imagem 6 de 27
© Ossip van Duivenbode

Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city - Imagem 2 de 27Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city - Imagem 3 de 27Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city - Imagem 4 de 27Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city - Imagem 5 de 27Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos Responsáveis: Auguste van Oppen, Evert Klinkenberg
  • Engenharia: Huibers Constructieadvies
  • Construtor: ATB Leerbroek
  • Consultor De Clima : Huibert Spoorenberg
  • Cidade: Amsterdam
Mais informaçõesMenos informações
Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city - Imagem 3 de 27
© Ossip van Duivenbode

Descrição enviada pela equipe de projeto. Contemplando o cuidado entre as gerações, uma família composta por dois diferentes núcleos familiares decide construir uma casa juntos. Enquanto o casal mais jovem já vive na cidade, os avós vivem no campo e estão ansiosos para voltar à proximidade das amenidades urbanas.

Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city - Imagem 4 de 27
© Ossip van Duivenbode

Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city - Imagem 14 de 27
© Ossip van Duivenbode

Adaptando com o tempo

Para este edifício de apartamentos, foi concebido um conceito capaz de acomodar mudanças nas demandas espaciais ao longo do tempo. O casal de idosos ocupa o apartamento superior com vistas generosas da paisagem urbana. Este apartamento tem um elevador e não tem desníveis, tornando-o muito adequado para os idosos. O apartamento inferior tem um escritório e uma relação direta com o jardim, tornando-o ideal para uma família que trabalha com crianças pequenas.

Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city - Imagem 2 de 27
© Ossip van Duivenbode

Em vez de reduzir a circulação vertical a uma necessidade, esta ocupa o coração do edifício. Onipresente como um elemento escultural no apartamento inferior, o sistema gradualmente se transforma em uma série de vazios mais acima no edifício. Este sistema de acesso central permite que um "piso excedente" seja combinado com qualquer um dos apartamentos. Inicialmente utilizado como um espaço para os hóspedes do apartamento mais alto, este espaço pode ser facilmente adicionado ao apartamento inferior através de algumas alterações técnicas elementares.

Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city - Imagem 9 de 27
© Ossip van Duivenbode

Aberto e fechado

 
O gradiente de cheios e vazios do edifício é enfatizado nas suas fachadas contrastantes. A fachada norte é fechada principalmente para reduzir a perda térmica e reduzir a exposição ao som ao longo da rua movimentada. Para o sul, o edifício se abre completamente, maximizando o ganho solar passivo e a conexão com o exterior. Entre as duas fachadas contrárias, o plano do edifício sofre uma transformação gradual, de compartimentado no norte, para plano aberto e estruturado com elementos de forma livre em direção ao sul. Aqui o edifício é concluído com uma camada informal varandada, que funciona como um filtro. 

Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city - Imagem 5 de 27
© Ossip van Duivenbode

Material e composição

Em um detalhamento quase elementar, o edifício comunica sua composição e os materiais comunicam sua finalidade. Portanto, a fachada sul é revestida apenas com o mínimo de vidros triplos para sublinhar a relação do edifício com o exterior. As restantes paredes estruturais são compostas por alvenaria de grande formato, envoltas em isolamento térmico de alta qualidade. Entre essas paredes, lajes de concreto descobertas medem 8 metros e oferecem um plano claro no qual elementos de madeira mais quentes definem os momentos espaciais. Fechado em direção ao Norte, leve e frágil em direção ao Sul, o prédio é uma composição de contrastes.

Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city - Imagem 12 de 27
© Ossip van Duivenbode

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amsterdã, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Três Gerações / BETA office for architecture and the city" [Three Generation House / BETA office for architecture and the city] 09 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914609/casa-tres-geracoes-beta-office-for-architecture-and-the-city> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.