Mercado Público de de Longbaxiang / Describing Architecture Studio

Mercado Público de de Longbaxiang / Describing Architecture Studio - Mais Imagens+ 23

Shiyan, China
  • Arquitetos: Describing Architecture Studio; Describing Architecture Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lian He
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chint Group, HeNan YaXin Iron Group, JiaYuan Building Materials, RuiCheng cement, Xing Bang Paint Factory
  • Engenharia De Estruturas: WANG Jinxin
  • Construção: ZHANG Yanmin
  • Planejamento: Hubei Zhishang Lihe Tourism Marketing Planning Co., Ltd
  • Cliente: Longba Town government
  • Arquitetos Responsáveis: LI Wei, YUAN Yuan, HU Xing
  • Equipe De Projeto: ZENG Wenjuan,JIANG Peng,YUAN Shuai, HE Yuqing,MA Wei,DONG Yiping
  • Cidade: Shiyan
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Lian He

Descrição enviada pela equipe de projeto. Longba Town ou Longbaxiang é uma comunidade rural composta por dezenove pequenos vilarejos no centro leste da China. Como na maioria dos pequenos povoados do interior do país, Longa Town se organiza ao longo de uma única via ou estrada, aonde se comercializam todos os tipos de produtos agrícolas produzidos na região. A carência de um espaço especializado para a comercialização destes produtos faz com que até mesmo animais sejam abatidos na beira da estrada. Em resposta a isso, as autoridades locais demarcaram um pequeno terreno de propriedade do estado para a construção de um mercado público aonde todos os produtores rurais das pequenas comunidades adjacentes podem se reunir para comercializar seus mais variados produtos. Além disso, esta estrutura de 2.500 metros quadrados é muito mais do que um simples mercado, ela também será utilizada para a realização de festivais e atividades culturais, proporcionando um ambiente agradável e confortável para o desenvolvimento da vida comunitária de Longbaxiang.

© Lian He

Um vilarejo no meio do nada e longe de tudo, Longba Town é um vila rural com características morfológicas muito interessantes. O terreno faz limite com duas vias, uma principal que corre no fundo do vale e outra secundária que segue em direção ao interior. No limite sul a propriedade é delimitada por um canal sinuoso que serpenteia pelo terreno em direção noroeste. Considerando isso, os arquitetos projetaram este espaço a partir do seu centro, pouco a pouco expandindo em direção aos seus limites até infiltrar-se completamente neste intrincado tecido urbano. Inicialmente, foram projetadas vinte e cinco bancas comerciais que se encaixam bem no centro do terreno, estabelecendo uma lógica de fluxos que organizam todos os acessos do mercado. 

© Lian He
Planta
© Lian He

Posteriormente, como que fechando esta praça do comércio, foram implantadas uma série de unidades periféricas que definem e delimitam o espaço do mercado público e o contorno final do edifício. A partir desta estrutura básica, foram criadas outras funções complementares que se "esparramam" pelo terreno conectando o edifício ao complexo contexto local: uma praça pública marca o acesso principal ao mercado, contornada por um muro baixo ela se transforma no elemento de mediação entre o edifício e as pequenas casas e ruas do entorno. Os edifícios de apoio como o depósito de lixo e o banheiro púbico foram implantados junto ao limite norte do terreno, mais afastados da área residencial, marcando um eixo que parte do edifício em direção ao canal. Além disso, o desnível natural do terreno foi mantido de foram que a praça possui uma leve inclinação, o que não só evitou movimentos de terra, como também facilita muito o trabalho de limpeza e manutenção do mercado e da praça em frente.

© Lian He
Corte

A tipologia de mercado é comumente associada a um grande espaço aberto e uma ampla cobertura. De modo a melhor adaptá-la ao contexto local, o projeto procura incorporar as demandas dos comerciantes para melhor atender as suas demandas específicas. Além disso a estrutura é muito simples, leve e completamente aberta à iluminação e ventilação natural.

© Lian He

De forma a atender as demandas dos comerciantes, foram criados dois diferentes espaços dentro do mercado: as barracas dos vendedores são definidas por um piso elevado e uma base quadrada com a estrutura organizada de tal forma que elas possuem frente para os quatro lados. Estas estruturas de feira são como pequenos palcos iluminados de forma dramática a medida que sobre sua planta quadrada encontra-se uma grande abertura zenital com as mesmas dimensões. Por outro lado, os corredores por onde circulam os compradores é mais baixo, com um pé direito total de apenas 3,5 metros, proporcionando uma escala humana mais adequada a um espaço de convívio e encontro.Visto de fora, a estrutura do mercado é composta por quatorze elementos sobressalentes que marcam as quatorze áreas comerciais do mercado e suas claraboias.

© Lian He

A estrutura do mercado foi construída principalmente em estrutura metálica. Vigas de perfis "C" fazem a amarração da estrutura da cobertura com os pilares que brotam do chão do mercado. A estrutura dos corredores e das bancas funcionam de forma independente. Isso não só facilitou o processo de construção como fortalece a lógica de organização espacial do mercado e a compreensão do espaço.

© Lian He

A ideia original era construir um forro simples por baixo da estrutura metálica de modo a equilibrar a expressividade dos componentes da estrutura metálica cirando um espaço mais abstrato e singelo. Entretanto, o projeto de forro não foi executado por questões orçamentárias. De qualquer forma, o projeto de estruturas foi tão cuidadosamente desenhado que o forro tornou-se completamente desnecessário. Internamente, a clareza estrutural do projeto simplifica as formas complexas da envoltória do edifício criando um espaço acolhedor para a vida da comunidade de Longbaxiang.

© Lian He

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Longbaxiang, Zhuxi, Shiyan, Hubei, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado Público de de Longbaxiang / Describing Architecture Studio" [Fresh Food Theatre / Describing Architecture Studio] 13 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914555/mercado-publico-de-de-longbaxiang-describing-architecture-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.