UNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo

UNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo - JardimUNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo - Urbano, JanelaUNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo - Jardim, Aido, Terraço, PátioUNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo - Fachada, Jardim, AidoUNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo - Mais Imagens+ 24

Boa Vista, Brasil
  • Arquitetos Paisagistas: Hanazaki Paisagismo; Hanazaki Paisagismo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yuri Seródio
  • Equipe De Projeto: Hanazaki Paisagismo
  • Clientes: UNIBRA IBGM
  • Arquiteto Responsável: Alex Hanazaki
  • Cidade: Boa Vista
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
UNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo - Fachada, Janela, Jardim, Aido
© Yuri Seródio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este jardim recebe 15.000 estudantes em uma universidade localizada e região quente do Brasil. O desafio era criar uma área externa para influenciar positivamente a comunidade, os estudantes e o corpo docente. A universidade oferece educação acessível para estudantes de baixa renda e queria oferecer um espaço com alta qualidade estética e melhorar o bairro.

UNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo - Fachada, Urbano
© Yuri Seródio

Recife, uma das maiores áreas metropolitanas do Brasil, está profundamente ligada à água. Não só por estar na costa quente e tropical do Nordeste do Brasil, mas também por ter muitos rios, pequenas ilhas, inúmeras pontes que deram à cidade seu apelido de “Veneza Brasileira”. A cidade é um polo cultural e educacional e, nesse contexto, a universidade foi fundada visando uma abordagem inovadora da educação que deve refletir sobre seu espaço físico. A principal premissa era criar espaços interativos ao ar livre e promover uma experiência estética onde as pessoas se unissem e construíssem pontes para o conhecimento e para o outro.

UNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo - Jardim
© Yuri Seródio

O campus está localizado em torno de um edifício histórico, um antigo hospital psiquiátrico que foi fundado em 1940. Após sua desativação no início dos anos 2000, o terreno estava disponível para outro tipo de ocupação. O edifício histórico foi preservado e adaptado aos seus novos usos e foi adotado por um novo edifício que compreende as instalações da universidade e revitaliza o ambiente.

UNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo - Urbano, Janela
© Yuri Seródio

Os espaços ao ar livre foram pensados ​​para ser uma justaposição do contemporâneo e do histórico e foi projetado para refletir a geografia do Recife, daí a importância da água e dos caminhos nesse espaço de aproximadamente 4500m². A água, juntamente com uma pérgula e passarela coberta, proporciona conforto térmico fundamental, uma vez que o campus está localizado em uma das regiões mais quentes do país. A piscina refletora é estrategicamente colocada através do projeto para ligar as diferentes áreas e para atrair as pessoas a descobrirem todos os seus espaços. Tem uma borda infinita na qual a água flui delicadamente e várias ilhas com árvores proporcionando um efeito surpreendente.

UNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo - Jardim, Aido
© Yuri Seródio
Perspectiva
UNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo - Janela, Jardim, Aido
© Yuri Seródio

Através de uma geometria precisa e pensada, os quadrados são posicionados entre a água e passarelas e o mobiliário é ergonomicamente e confortavelmente projetado para que os alunos possam relaxar, passar tempo juntos ou até mesmo ter reuniões e estudos. Existem duas cascatas de água com desenhos diferentes, uma entre duas salas com um som mais forte, uma vez que cai de uma altura de aproximadamente 2,00 metros e destina-se a mostrar força e movimento. A outra cascata de água consiste em uma parede reclinada coberta de pedras em que a água escorre lentamente adicionando um som relaxante e suave. O caminho leva a uma pérgola de madeira e ao convés principal, que serve como um espaço multifuncional para diferentes atividades na universidade.

UNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo - Jardim, Aido
© Yuri Seródio

Há paredes com diferentes alturas que definem um plano de fundo para a praça e adicionam uma escala escultural e verticalidade ao projeto. Eles são cobertos com pedra, feitos de estrutura metálica, ou imitam adobe, uma técnica local amplamente usada. O edifício histórico e o passadiço anterior estão a 70 cm acima do terreno natural, pelo que o novo edifício e os passeios também foram concebidos para estarem no mesmo nível.

UNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo - Tijolo, Cerca, Fachada
© Yuri Seródio

Os jardins são principalmente no nível do solo para preservar o terreno e ter plantas nativas ou adaptadas ao clima local. As árvores existentes foram preservadas e receberam a devida importância dentro do projeto. A água para irrigação vem principalmente da água da chuva e da água reutilizada do prédio. As passarelas são revestidas com pavimentos permeáveis ​​e, com o deck de madeira certificado, conferem permeabilidade ao solo natural. O jardim trouxe qualidade de vida, natureza, senso de comunidade, pertencimento e orgulho aos alunos e professores, dando à universidade um espaço exterior plural e acolhedor. Cria um ambiente de convivência e conexão entre as pessoas.

UNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo - Jardim
© Yuri Seródio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Padre Inglês, 257 - Boa Vista, Recife - PE, 50050-230, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "UNIBRA IBGM / Hanazaki Paisagismo" 08 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914465/unibra-ibgm-hanazaki-paisagismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.