Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México

Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 2 de 22Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 3 de 22Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 4 de 22Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 5 de 22Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Mais Imagens+ 17

Tecomán, México
  • Equipe De Desenho: Javier Dueñas, Delfino Lozano, Daniel Villalba, Manuel Manzano, Alan Macías
  • Arquiteto A Cargo: Javier Dueñas (JDEstudio)
  • Projeto De Interiores: KV Estudio
  • Arquitetos Colaboradores: Delfino Lozano, Daniel Villalba, Manuel Manzano, Alan Macías, CDM Casas de México
  • Iluminação: Artenluz
  • Execução Paisagismo: Juan Carlos Pérez Trejo
  • Carpintaria: Creativos en Carpintería
  • Cidade: Tecomán
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 6 de 22
© Rory Gardiner

Descrição enviada pela equipe de projeto. A premissa do projeto era integrar as fenomenologias inspiradas no paraíso tropical do pacífico mexicano, para criar uma residência que evoca a sensação de férias perenes.

Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 5 de 22
© Rory Gardiner
Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 20 de 22
Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 3 de 22
© Rory Gardiner

Três aspectos foram fundamentais para a concepção arquitetônica: clima, topografia e contexto.

O calor, com temperaturas médias de 25 °C, mas que pode chegar a 50 °C, e onde a umidade raramente cai abaixo de 75%, foram aspectos importantes a serem considerados.

Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 18 de 22
© Rory Gardiner

O terreno, originalmente um bosque de palmeiras que, uma vez limpo, era extremamente proveitoso devido à sua topografia pouco acidentada, onde apenas as palmeiras permaneciam em pé. Porém, com esse declive quase inexistente, ele se torna facilmente inundável devido a fortes tempestades.

Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 17 de 22
© Rory Gardiner

O contexto, por sua vez, força a arquitetura a se tornar introvertida para proteger os usuários de situações recorrentes de insegurança.

Esses três elementos foram preponderantes para a concepção arquitetônica.

Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 10 de 22
© Rory Gardiner

Decidiu-se gerar uma arquitetura que resgatasse um aspecto importante da tradição construtiva mexicana: a ambiguidade entre interior e exterior. Os limites dos espaços são desfocados para favorecer a criação de ambientes abertos que permitem que o ar natural flua por toda a casa.

Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 4 de 22
© Rory Gardiner

Assim, o projeto surge de um partido aberto para o exterior com um programa segmentado em blocos que favorecem esses fluxos de vento. Um pátio circular torna-se o ponto alto da ventilação redirecionando o fluxo de ar dos espaços integrados ao terraço em direção às áreas noturnas. Cada bloco contém um uso específico que pode ser agrupado ou separado dos outros, mantendo sempre esse relacionamento com o exterior.

Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 7 de 22
© Rory Gardiner

Uma plataforma de 80 centímetros de altura a partir do nível natural do solo protege a casa contra inundações recorrentes. Essa diferença foi usada para a criação de declives que funcionam como zonas de amortecimento térmico.

Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 13 de 22
© Rory Gardiner

Os telhados são compostos por lajes de concreto com um sistema que permite a absorção mínima da radiação solar, enquanto que as estruturas de poliestireno contribuem para o isolamento térmico.

Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 2 de 22
© Rory Gardiner

Esteticamente, a força de trabalho local ajudou a definir a personalidade e o caráter da casa em elementos como os acabamentos artesanais em paredes e treliças que são combinados com elementos contemporâneos para obter a sensação de uma casa de praia sofisticada e autêntica.

Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México - Imagem 14 de 22
© Rory Gardiner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência TM / JDEstudio + CDM Casas de México" [Casa TM / JDEstudio + CDM Casas de México] 09 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914464/residencia-tm-cdm-casas-de-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.