Pavilhão du Lac / Daoust Lestage

Pavilhão du Lac / Daoust Lestage  - Mais Imagens+ 15

St-Bruno-de-Montarville, Canadá
  • Arquitetos: Daoust Lestage; Daoust Lestage
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  115
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrien Williams
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Argenta, Ortal, RENSON, Sky-Frame, iGuzzini
  • Cliente: Constance Raymond
  • Execução Paisagismo: Art & Jardins
  • Engenharia Estrutural: Pasquin St-Jean et associés
  • Engenharia Elétrica E Mecânica: Shellex
  • Arquitetos Responsáveis: Renée Daoust, Réal Lestage
  • Cidade: St-Bruno-de-Montarville
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
© Adrien Williams

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em um terreno que se inclina suavemente em direção a um lago, este pavilhão é cercado pela flora excepcional de uma floresta centenária. Uma casa de hóspedes com dois dormitórios, banheiro, cozinha e área de estar foi construída dentro de várias condicionantes: era necessário utilizar a estrutura de uma cabana existente e ser integrada à paisagem enquanto permanece abaixo dos 115 m2.

© Adrien Williams

Para atender a essas demandas, foi criado um volume de vidro transparente, com um telhado verde que parece contínuo com o terreno acima e uma laje elevada.

© Adrien Williams

O pavilhão concluído é emoldurado entre o piso e o teto, ambas as estruturas estão em balanço em direção à água, destacando a horizontalidade da construção e ampliando as vistas do lago e da floresta. Superfícies reflexivas espelham a vegetação circundante durante o dia e tornam-se completamente transparentes à noite. Cada parte do pavilhão é marcado por detalhes precisos, desde a clareza das superfícies exteriores envidraçadas, à expressão do piso e do teto como planos contínuos únicos.

© Adrien Williams

O tratamento do terreno inclui uma parede baixa de concreto branco no norte e leste do pavilhão com grandes lajes de ardósia no chão para acomodar mudanças de nível. Uma passagem elevada permite o acesso à entrada principal da estrada e uma escadaria grande, mas aparentemente sem peso, fornece uma rota para descer do terraço em direção ao lago.

© Adrien Williams

A leveza permeia todos os elementos do projeto. A estrutura totalmente em aço, que suporta o telhado, consiste em colunas redondas escolhidas para minimizar sua presença visual. À noite, a superfície do piso de concreto polido reflete a luz de volta para o teto, enfatizando a aparente leveza do projeto. Todos os serviços mecânicos e hidráulicos são ocultos dentro de um trabalho personalizado que forma um volume de madeira pura, também servindo para separar os espaços públicos e privados. Este bloco de serviço, revestido por todos os lados com madeira, é separado do envoltório exterior e do teto, de modo que a cobertura parece flutuar continuamente acima dos espaços interiores sem interrupção.

Planta - térreo
Corte 2

Sustentabilidade foi fundamental para o projeto. O envoltório de alto desempenho inclui vidros triplos com persianas e telas motorizadas para reduzir o consumo de energia no clima desafiador do Quebec e permitir a ventilação passiva nos meses mais quentes. Sistemas elétricos e mecânicos, incluindo piso de concreto radiante que serve como massa térmica para regular as temperaturas, são gerenciados por um sistema de automação residencial que maximiza a eficiência. As características naturais do local foram mantidas intactas, e novos componentes da paisagem foram cuidadosamente selecionados para minimizar seu impacto - o telhado jardim foi composto pelas mesmas espécies nativas encontradas em toda a propriedade.

© Adrien Williams

O cliente, um arquiteto, desejava criar uma estrutura marcante para hospedar os convidados dentro do que já era um ambiente magnífico. Por meio de colaboração significativa, uma solução inovadora foi encontrada para atender aos rigorosos requisitos do projeto, criando uma peça única de arquitetura que ainda permite que esse cenário incrível fale por si.

© Adrien Williams

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:St-Bruno-de-Montarville, QC, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão du Lac / Daoust Lestage " [Pavillon du Lac / Daoust Lestage ] 04 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914347/pavilhao-du-lac-daoust-lestage> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.