Lakeside Garden / TOPOS Landscape Architects

Lakeside Garden / TOPOS Landscape Architects - Mais Imagens+ 15

Hangzhou, China
  • Arquitetos: TOPOS Landscape Architects; TOPOS Landscape Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Qi Xi
  • Execução Do Paisagismo: Zhongjing
  • Execução Da Arte: Sujing
  • Coordenador Do Projeto: Roy Zhu RLA/ PLA, ASLA
  • Equipe De Projeto: Minghua Fang, Renqiang Song, Wenqi Lin, Weiyue Zhen, Ranghai Wu Yan Luo, Zhenzhen Si, Ziyan Hu, Xiaogang Wu
  • Cidade: Hangzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Uma ponte de pedestres curva e de vidro e o som das folhas de bambu cria um momento tranquilo e prazeroso antes de chegar à Galeria Lakeside. Imagem © Qi Xi

APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O Lakeside Garden estabelece uma interface harmoniosa entre pessoas, natureza e história. O jardim é inspirado por uma fábula clássica do The Peach Blossom Valley. O programa e a estratégia de projeto transformaram o terreno íngreme de 1 hectare em uma sequência espacial dramática.

Pedras no piso são cuidadosamente estruturadas e detalhadas para parecerem flutuar sob a água. Imagem © Qi Xi

NARRATIVA DO PROJETO
O Lago Qiandao, também conhecido como Lago Thousand Island, é um lago de água doce resultado da construção da Hidrelétrica do Rio Xin'an, em 1959, que inundou centenas de aldeias e locais históricos. É um belo lago conhecido por suas águas cristalinas, seu céu em constante mudança e montanhas verdejantes.

Cortesia de TOPOS Landscape Architects

O Lakeside Garden está localizado em um terreno de 1 hectare entre uma estrada à beira do lago e o futuro empreendimento planejado de 10 arranha-céus residenciais, vencendo 9 metros de desnível. O projeto de paisagismo começou com o planejamento geral do terreno, através de sua modelagem, criando uma dramática sequência espacial num cenário de florestas, resultando num passeio pitoresco à beira do lago.

Cortesia de TOPOS Landscape Architects

Tide Plaza
Os visitantes começam a vivenciar o jardim a partir da Tide Plaza, um espaço de encontro com formas orgânicas. Um elemento que roda com a energia cinética do vento, o "Lago Reluzente", cria uma entrada acolhedora e serve como pano de fundo para performances informais.

© Qi Xi

Jardim de Brisas
Árvore floridas, gramíneas ornamentais, plantas nativas com cores sazonais, concreto agregado bege, ardósia cinza escura, cascatas d'água, fontes de pedra… um jardim sinuoso com justaposições de texturas naturais rústicas e refinadas.

Jardim de Brisas, com vidros ornamentais ondulados e uma instalação de arte visual que atrai luzes cintilantes, com um tom quente definido pelo agregado exposto (concreto). Imagem © Qi Xi

Silêncio e Luz
Um espaço silencioso, um refúgio cercado por exposições históricas de “Antigas Aldeias Subaquáticas” do Lago Qiandao. Uma claraboia ilumina o espaço abaixo, criando uma sensação de infinito em um espaço limitado. Subindo a escadaria minimalista em espiral, a experiência gradualmente se desdobra em uma ampla vista do lago, com o céu e as montanhas à distância.

Como descrito na fábula clássica chinesa de The Peach Blossom Valley, “No começo era extremamente estreito, permitindo que apenas uma pessoa passasse. Depois de caminhar mais vinte ou trinta passos, ele de repente saiu para uma clareira aberta”.

A claraboia ilumina o espaço abaixo, numa alusão ao espaço infinito adiante. Imagem © Qi Xi

Espelho d'água que Reflete o Céu
Um espelho d'água de borda infinita mistura-se com o lago e montanhas ao longe. As luzes do “Céu Estrelado” piscam  no fundo da piscina e evocam uma imagem poética das “aldeias antigas submersas”, uma história única e sentimental do Lago Qiandao.

© Qi Xi

Ponte de Cristal
Uma ponte de pedestres curva e de vidro, atravessando o som das folhas de bambu, cria um momento tranquilo antes de chegar à Galeria Lakeside.

Lago Reluzente, Montanhas Verdejantes e Amplo Céu
Do outro lado da Ponte de Cristal, no saguão da Galeria Lakeside, olhando de pé pela janela panorâmica, há uma vista de tirar o fôlego do lago reluzente, das montanhas verdejantes e do amplo céu.

© Qi Xi

Localizado em um terreno de 1 hectare entre uma estrada à beira do lago e a futura comunidade planejada, o Lakeside Garden serve como uma conexão espacial, visual e cultural entre a futura comunidade e o pitoresco Lago Qiandao.

Ardósia cinza escura, concreto agregado bege, gramíneas ornamentais. Imagem © Qi Xi

O projeto de paisagismo começou com o planejamento do terreno, através da modelagem do terreno, criando uma dramática sequência espacial em um cenário de florestas e montanhas. Situada no canto nordeste do terreno, a Galeria Lakeside está “à vista, mas longe do alcance”, tornando-se uma atraente experiência de descoberta.

O banco ‘Montanha’ é uma conexão visual com as montanhas ao longe (9900cm x 1100cm, aço inoxidável, acabamento em espelho). Imagem © Qi Xi

O elemento "Lago Reluzente" cria uma entrada acolhedora, e também serve como pano de fundo para performances informais. O padrão de pavimentação de granito é composto por Gergelim Chinês Preto, Gergelim Cinza e Gergelim Branco, refletindo uma imagem sutil do lago reluzente.

Uma fonte de ardósia cinza escura, um ponto focal no Jardim de Brisas. Imagem © Qi Xi

O nível da água do espelho d'água foi projetado com 5cm de profundidade, numa metáfora da flutuação sazonal do Lago Qiandao. Há uma "ilha" a 3cm abaixo do nível máximo da água, um palco para performances solo que parece estar flutuando na água.

Quando o nível da água está baixo, a ilha fica exposta. As luzes do “Céu Estrelado” piscam  no fundo do espelho d'água e evocam uma imagem poética das “aldeias antigas submersas” do Lago Qiandao.

Pedras no piso são cuidadosamente estruturadas e detalhadas para parecerem flutuar sob a água. Imagem © Qi Xi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:880 Sunshine Road, Qiandao Lake, Hangzhou, Zhejiang, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Lakeside Garden / TOPOS Landscape Architects" [Lakeside Garden / TOPOS Landscape Architects] 02 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914040/lakeside-garden-topos-landscape-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.