Italian Design Day – Maurizio Carta discute no IED a “cidade aumentada”

Italian Design Day – Maurizio Carta discute no IED a “cidade aumentada”

O IED apresenta no próximo dia 29 de março, às 19h, com entrada gratuita, o debate “Cidade aumentada – design e criatividade como elementos transformadores dos territórios urbanos”, com o arquiteto e urbanista italiano Maurizio Carta (1967, Palermo), o arquiteto e urbanista carioca Pedro Évora (1978), Andrea Matarazzo, com mediação do designer Alexandre Salles. O evento integra a programação do Italian Design Day, instituído pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália para celebrar a força do design italiano em diversas cidades ao redor do mundo. Maurizio Carta é autor de várias publicações, e desenvolve o conceito de “cidade aumentada” em livros como "Dynamics of Periphery. Atlas of Emerging Creative Resilient Habitats" e "Territories. Rural-Urban Strategies", ambos com J. Schroeder, M. Ferretti e B. Lino, e editados pela Jovis, Berlim, em 2018 e 2017, respectivamente. Ele é professor titular de planejamento urbano e regional no Departamento de Arquitetura da Universidade de Palermo, e é o embaixador do Italian Design Day 2019.

Retratando as cidades como organismos vibrantes de lugares e comunidades, dados e informações, ações e reações, geradas pelos usuários e pelo ambiente, Maurizio Carta levanta questionamentos sobre nossa capacidade de construir ambientes urbanos mais eficientes, perceber necessidades, e agir cotidianamente para todos os moradores em um metabolismo circular. Para ele, a cidade aumentada capta as demandas de uma sociedade cada vez mais reticular e interligada com base no conhecimento e na criatividade, e diz que ela não pertence ao futuro, mas a um presente já em transformação.

Estarão presentes ao debate o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, o diretor do Istituto Italiano di Cultura, Michele Gialdroni, e o diretor geral do IED no Brasil, Fábio Palma. Organizado em parceria com o Consulado Geral da Itália em São Paulo, Istituto Italiano di Cultura, Italian Design Day e Vivere all’Italiana.


Serviço: Palestra com Maurizio Carta “Cidade aumentada – design e criatividade como elementos transformadores dos territórios urbanos”
29 de março de 2019, a partir das 17h, até as 19h
IED (Istituto Europeo di Design)
Rua Maranhão, 617, Higienópolis, São Paulo
Inscrições prévias: https://ied.edu.br/sao_paulo/evento/cidade-aumentada-design-e-criatividade-como-elementos-transformadores-dos-territorios-urbanos/

  • Título

    Italian Design Day – Maurizio Carta discute no IED a “cidade aumentada”
  • Tipo

    Palestra
  • Organizadores

    Istituto Europeo di Design
  • De

    29 de Março de 2019 05:00 PM
  • Até

    29 de Março de 2019 07:00 PM
  • Onde

    IED (Istituto Europeo di Design)
  • Endereço

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Italian Design Day – Maurizio Carta discute no IED a “cidade aumentada” " 28 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913995/italian-design-day-nil-maurizio-carta-discute-no-ied-a-cidade-aumentada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.