Cabanas de Hammerfest / SPINN Arkitekter

Cabanas de Hammerfest / SPINN Arkitekter - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: SPINN Arkitekter; SPINN Arkitekter
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tor Even Mathisen
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aanesland Limtre AS, Alta Skifer, Hoddø Glasservice AS, Kebony, Ølen Betong
Mais informaçõesMenos informações
© Tor Even Mathisen

Descrição enviada pela equipe de projeto. No verão de 2015, a divisão de Hammerfest da Associação Norueguesa de Trekking (DNT) decidiu construir duas cabanas simples aquecidas para promover a caminhada nas montanhas da cidade. O partido foi simples -“imaginamos uma pequena cabana para montanhistas com boas janelas, um fogão a lenha e assentos simples, colocada perto do topo da montanha e projetada de forma a adequar-se ao terreno”.

Cortesia de DNT Hammerfest
Estrutura de Madeira Laminada Cruzada
© Tor Even Mathisen

A SPINN aceitou o desafio e produziu um esboço no verão de 2015. “Varden” foi concebida com uma forma orgânica de madeira que se adapta ao terreno local, que pode resistir às duras condições de inverno da área e fornecer aos caminhantes uma parada de descanso convidativa e aconchegante, além de ser uma atração em si. Para transformar os desenhos em realidade, a SPINN contatou seus colaboradores de longa data da FORMAT Engineers para ajudá-los a transformar uma "pedra" de madeira curva em uma estrutura que poderia ser fabricada com precisão suficiente para ser construída no topo de uma montanha por um grupo de voluntários locais.

© Tor Even Mathisen

Os terrenos foram mapeados em 3D usando um drone e um software de fotogrametria para gerar um mapa detalhado da superfície que seria usada como base para descobrir a forma final do projeto.As formas iniciais feitas pelos arquitetos no SketchUp e Rhino foram otimizadas e transformadas pelos engenheiros usando Kangaroo e Grasshopper, juntamente com algumas ferramentas de script personalizadas desenvolvidas pela FORMAT. O resultado foi uma concha de madeira laminada cruzada com 77 painéis diferentes que se encaixam como um quebra-cabeça 3D.

© Tor Even Mathisen

O projeto foi testado em condições simuladas de vento para garantir que poderia resistir às tempestades árticas de inverno e às condições extremas de vento. Simulações de neve foram realizadas para garantir que a entrada permaneceria sem acumular neve como pretendido. Forças estruturais entre os painéis foram determinadas para especificar o tipo correto de parafusos e fixadores para a construção.Impressão 3D foi usada extensivamente para testar como os elementos se encaixariam e para testar as opções de revestimento para o exterior.

Cortesia de SPINN Arkitekter
Estudo Detalhado das Conexões das Peças
© Tor Even Mathisen

O desenho proposto pela SPINN e FORMAT era algo muito diferente do que o cliente esperava e resultou num orçamento maior, mas eles estavam determinados a encontrar uma maneira de viabilizar a construção do projeto. Imagens realistas e uma animação foram divulgadas numa página de financiamento coletivo para levantar o recurso necessário para realizar o projeto. Empresas locais ofereceram materiais e serviços e a Kebony doou materiais para o revestimento exterior. De acordo com o plano, os membros da associação de trekking seriam responsáveis por elevar a estrutura e transportá-la para o local.

© Tor Even Mathisen

No fim, decidiu-se construir a estrutura em um ambiente controlado, onde ela seria montada e testada e em seguida parcialmente desmontada para transporte. Um grupo de animados voluntários conseguiu montar a estrutura principal de painéis pré-fabricados de CLT num período de 4 dias úteis. Outro grupo foi responsável por cortar e medir as estruturas e painéis para o revestimento externo com base no desenho em escala 1:1 da SPINN. Os voluntários levaram mais de 1.500 horas na construção de uma cabana, além do tempo para o revestimento externo. Os únicos trabalhos profissionais no projeto foram a realização de duas camadas de impermeabilização da envoltória e a fundação moldada no local.

© Tor Even Mathisen
Construção dos Painéis de Revestimento
Cortesia de DNT Hammerfest

Dividida em duas partes, a primeira cabana foi colocada em um caminhão e levada para Storfjellet. Foi então erguida, posicionada no terreno e montada. A janela, a lareira, a rampa e a mobília interna foram todas encaixadas no local. Até agora, a primeira cabana foi um grande sucesso e aumentou significativamente o número de visitantes em Storfjellet. A segunda cabana será construída em Tyven, uma montanha do outro lado de Hammerfest, de modo que as duas cabanas terão vistas para a cidade e umas para as outras através da bela paisagem ártica de Hammerfest.

Cortesia de SPINN Arkitekter

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Storfjellet, Hammerfest, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cabanas de Hammerfest / SPINN Arkitekter" [Hammerfest Hiking Cabins / SPINN Arkitekter] 29 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913935/cabanas-de-hammerfest-spinn-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.