Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos

Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 2 de 28Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 3 de 28Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 4 de 28Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 5 de 28Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos - Mais Imagens+ 23

Lampa, Chile
  • Arquitetos: Abarca Palma Arquitectos; Francisco Abarca, Camilo Palma, Sebastián Ochoa, Nicolás Acosta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CHC, Grau, Grupo Voipir, Sudpanel, Yousef
Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 2 de 28
© Pablo Casals Aguirre

Descrição enviada pela equipe de projeto. Residência unifamiliar localizada na comuna de Lampa, zona rural a noroeste de Santiago do Chile. Trata-se de uma casa hermética e aberta ao mesmo tempo. O primeiro pavimento é fechado em todo seu perímetro e contém dois pátios nos extremos longitudinais da casa. Entre eles encontra-se um espaço comum para a cozinha, a sala de jantar e a de estar, configurando assim um espaço linear e sucessivo entre três situações contínuas que sempre estão conectadas com ambos os pátios, criando um interior composto por espaços que dissolvem os limites entre interior e exterior.

Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 6 de 28
© Pablo Casals Aguirre
Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 25 de 28
Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 4 de 28
© Pablo Casals Aguirre

Um pátio de acesso e um pátio de serviços também funcionam como pátio de inverno (norte) e pátio de verão (sul), devido às condições nas quais enfrentam o sol e as temperaturas da região. O segundo pavimento, um espaço mais privado para o dormitório, mas ao mesmo tempo mais exposto ao exterior, é conectado com duas varandas, uma com orientação sul e uma maior com orientação nordeste. A partir delas o projeto se abre para a paisagem do entorno e mais distante do morros vizinhos a Lampa que envolvem toda a paisagem, além de plantações de nogueiras para o sul e algumas grandes rochas a leste.

Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 9 de 28
© Pablo Casals Aguirre

Uma abertura zenital sobre a banheira do dormitório deixa ver diretamente o céu e ilumina o espaço desde cima. Ambos os níveis estão conectados por uma escada de 1,2 metros que permite vistas diferentes para fora. Tudo isso responde à rotina daqueles que habitam a casa.

Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 8 de 28
© Pablo Casals Aguirre
Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 18 de 28
Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 14 de 28
© Pablo Casals Aguirre

Em termos formais, a casa é uma barra retangular e fechada, que pode ser interpretada como um embasamento onde o segundo pavimento se apoia transversalmente e se abre a todo o contexto graças à altura vencida por sua base.

Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 3 de 28
© Pablo Casals Aguirre

A casa é uma construção mista, que combina madeira para pilares de fundação, vigas, divisórias internas e externas, revestimentos e piso, com painéis Sip para a laje do primeiro pavimento e paredes perimetrais do primeiro e segundo pavimentos, e, por último, aço para a estrutura de piso e cobertura do segundo pavimento e pilares do volume em balanço do dormitório.

Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos - Imagem 12 de 28
© Pablo Casals Aguirre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Palomba / Abarca Palma Arquitectos" [Casa Palomba / Abarca Palma Arquitectos] 31 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913890/residencia-palomba-abarca-plus-palma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.