Edifício DM2 / OODA

Edifício DM2 / OODA - Imagem 2 de 123Edifício DM2 / OODA - Imagem 3 de 123Edifício DM2 / OODA - Imagem 4 de 123Edifício DM2 / OODA - Imagem 5 de 123Edifício DM2 / OODA - Mais Imagens+ 118

  • Arquitetos: OODA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joao Morgado
Edifício DM2 / OODA - Imagem 35 de 123
© Joao Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma das tarefas mais exigentes do Porto é a intervenção na maior parte dos edifícios antigos e históricos do centro. Este projeto é uma renovação de um edifício do século XX à ser convertido em uma unidade de 17 residências para estudantes e jovens em geral.

 

Edifício DM2 / OODA - Imagem 57 de 123
© Joao Morgado

O Edifício DM2, localizado no centro da cidade do Porto (zona de intervenção prioritária), na zona de proteção do Museu Nacional Soares dos Reis, data do fim do século XIX e a sua composição original da propriedade destinava-se a uma habitação única, tendo a ornamentação e construção com características dos edifícios da época, tanto no layout funcional quanto estético.

 

Edifício DM2 / OODA - Imagem 15 de 123
© Joao Morgado
Edifício DM2 / OODA - Imagem 116 de 123
Corte
Edifício DM2 / OODA - Imagem 24 de 123
© Joao Morgado

No entanto, uma mudança posterior ocorreu no final do século XX, de maneira que o edifício sofreu uma profunda alteração em seu interior, causada pela modificação ao uso.

Edifício DM2 / OODA - Imagem 42 de 123
© Joao Morgado

A propriedade foi dividida em vários pavimentos independentes e com características baseadas nos serviços e no caso dos andares inferiores foram completamente redesenhados de maneira que foram removidos os caixilhos originais, madeira dos pisos e tradicionais claraboias no topo da escada. Como efeito, o projeto previa a reconstrução da propriedade, devolvendo a função inicial da habitação integral, recuperando vestígios de identidade oculta, reinterpretando elementos tradicionais e dando ao edifício um novo sentido de programa habitacional contemporâneo com um conjunto de tipologias baseadas nas atuais necessidades do mercado.

 

Edifício DM2 / OODA - Imagem 26 de 123
© Joao Morgado

Assim, o edifício distribui em conjunto, 17 apartamentos dos tipos T0 e T1, com dimensões entre os 28 e os 105m² por 5 pavimentos e acompanhados por um pátio ajardinado destinado a estacionamento.

Edifício DM2 / OODA - Imagem 12 de 123
© Joao Morgado

A reforma restaura a função residencial original, sublinha as características formais e construtivas únicas e adapta-se a uma realidade urbana contemporânea da cidade do Porto.

Edifício DM2 / OODA - Imagem 70 de 123
© Joao Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua D. Manuel II, 4050 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício DM2 / OODA" [DM2 Housing / OODA] 29 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913853/edificio-dm2-ooda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.