Complexo Esportivo La Fontaine / archi5 + Tecnova Architecture

Complexo Esportivo La Fontaine / archi5 + Tecnova Architecture - Mais Imagens+ 20

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sergio Grazia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Gerflor, Laudescher, ROCKWOOL, Schüco, TECU®
  • Arquitetos Responsáveis: archi5 com Tecnova architecture
  • Engenharia: Incet
  • Engenharia De Estruturas E Revestimentos: DVVD
  • Engenharia Acústica: Tisseyre & Associés
  • Paisagismo: Florence Mercier
  • Cidade: Antony
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Construir este centro esportivo é uma resposta à forte vontade política de uma nova ambição urbana para esse bairro. O contexto é composto por blocos de apartamentos lineares de um lado e o patrimônio excepcional do parque no outro.

© Sergio Grazia

Seu objetivo é se tornar um novo ponto focal para os habitantes se reunirem, se conhecerem e praticarem atividades esportivas entre outros eventos.

O projeto inclui um tema (natureza) claramente definido. É traduzido tanto pela forma como pela função, visível em todos os aspectos do edifício e em todas as escalas.

© Sergio Grazia
Corte 1
© Sergio Grazia

O edifício leva em conta o contexto e complementa o desenvolvimento urbano, injetando um novo impulso ao ambiente, se tornando um marco atraente para os moradores em uma escala diretamente relacionada com o bairro.

© Sergio Grazia

O projeto usa o mistério para aguçar a curiosidade e o desejo na escolha desta forma como um grande monólito multifacetado, isto é, uma misteriosa pedra preciosa implementada na paisagem que contrasta e harmoniza com o cenário. Esta estrutura magnética é enquadrada pela vegetação como uma pepita de ouro.

© Sergio Grazia

Uma paisagem da qual emerge esse marco urbano em um diálogo constante com o ambiente verde se destacando em relação aos edifícios vizinhos. Aqui, a natureza não é expressa pelas plantas. Sua diferença lhe dá identidade e status de marco urbano.

Axonométrica

Nesta nova paisagem, uma lacuna central é voltada para o vale da Bièvre e separa claramente os dois pólos do centro de esportes, garantindo a luz natural nos ginásios e saguões. Essa lacuna é vista como um cânion dialogando com a escala do edifício. É um convite para resolver o enigma da rocha preciosa e prepara a sutil permeabilidade entre o interior e o exterior. É a chave para uma leitura mais atenta do edifício que revela a sua transparência à medida que o usuário se aproxima.

© Sergio Grazia

O centro esportivo é estruturado por um jogo de transparências e aberturas visuais, que dilui as fronteiras entre o exterior e o interior, onde a natureza circundante está sempre presente. As aberturas são emolduradas e destacam elementos notáveis por dentro e por fora. As orientações foram trabalhadas especialmente para a atividade esportiva.

© Sergio Grazia

A analogia com a natureza não é apenas formal. Está profundamente ancorada na estrutura do edifício pela escolha de materiais integrais nobres que melhorarão com o tempo.

© Sergio Grazia

A pele é composta de cobre, alumínio e estanho. Não enferruja, mantendo a sua cor bronze e assumindo uma textura mais fosca com o passar do tempo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Antony, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Complexo Esportivo La Fontaine / archi5 + Tecnova Architecture" [La Fontaine Sports Complex / archi5 + Tecnova Architecture] 08 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913817/complexo-esportivo-la-fontaine-archi5-plus-tecnova-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.