Casa Jungle Frame / Studio Saxe

Casa Jungle Frame / Studio Saxe

Casa Jungle Frame / Studio Saxe - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Studio Saxe
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografías:Andres Garcia Lachner
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Ecoroof, Extralum, FV, Grenada Tiles
  • Construtora : Construction PROS
  • Engenharia Estrutural: Sotela Alfaro Ltda.
  • Instalações : Dynamo Studio
  • Responsável: Benjamin Garcia Saxe
  • Arquiteto Responsável: Alejandro Gonzalez
  • Cidade: Nosara
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
© Andres Garcia Lachner

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente encomendou aos arquitetos do Studio Saxe a criação de uma casa na mata que incorporasse o exterior. A propriedade era composta de um declive que chegava a um riacho que dava para a mata. Os arquitetos decidiram criar um grande espaço com pé-direito triplo para ver desde as raízes das árvores até o o céu, apreciando o alcance total de todas as árvores que cercam a casa.

© Andres Garcia Lachner
© Andres Garcia Lachner

A configuração do volume, um espaço fechado em vidro, traz sombras para o interior, ventilação natural e proporciona um lugar que é sempre cercado pela mata. O partido é contra-intuitivo: afundar a casa no chão e criar um átrio vertical, que dá origem a um forte momento de descoberta quando alguém entra na casa.

© Andres Garcia Lachner

A casa é composta por cômodos que flutuam na paisagem e um espaço comum que ambienta o interior e o exterior. Tudo está alojado dentro de uma ampla cobertura que dá sombra e conforto. Ao trabalhar em um local com uma grande quantidade de recursos e em um declive, somos tentados a colocar todos os espaços da casa flutuando na paisagem, no entanto, a decisão consciente foi de apoiar a área principal na terra . Isso permitiu ser capaz de criar um espaço dramático no topo, de uma maneira quase contra-intuitiva, que levou a floresta com muito mais força para o interior da propriedade, criando uma conexão mais forte entre a sala humana e o mundo natural ao nosso redor.

© Andres Garcia Lachner

A solução mais banal teria sido projetar um espaço que funcionasse com ar condicionado. Porém, os arquitetos optaram por criar um objeto transparente que não se imponha no terreno, mas esteja localizado dentro da mata. A geometria dos diferentes elementos da casa foi então pressionada, extraída e movimentada para se adaptar às condições topográficas e vegetais existentes. 

© Andres Garcia Lachner

O sistema de construção aplicado a este projeto consiste em grandes vigas metálicas, que foram pré-fabricadas fora do local e montadas na propriedade, criando um processo de construção leve, sustentável e efêmero com um impacto muito baixo na mata. Este sistema permitiu uma instalação rápida no local, reduziu custos e possibilitou uma abertura extrema da arquitetura tropical leve. Este sistema de construção combina aço com técnicas tradicionais de trabalho em madeira de teca para painéis e portas.

© Andres Garcia Lachner

O projeto foi pensado para proteger do sol à tarde através de uma parede de persianas que filtra a luz criando um efeito de luz que entra através das folhas. As aberturas cuidadosamente posicionadas com a orientação correta permitem que a ventilação cruzada crie conforto sem o uso de ar condicionado. Todos os materiais foram escolhidos para ter um impacto mínimo no local durante a construção, bem como o uso de teca certificada de reflorestamento para os elementos mais naturais da casa. O uso de aquecimento solar para a água e energia solar prevalece na construção, o que minimiza a pegada de carbono.

© Andres Garcia Lachner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Provincia de Guanacaste, Nosara, Costa Rica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Jungle Frame / Studio Saxe" [Casa Jungle Frame / Studio Saxe] 24 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913673/casa-jungle-frame-studio-saxe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.