Palestra de Elizabeth de Portzamparc no IED sobre seus projetos na França e na China

A arquiteta e urbanista Elizabeth de Portzamparc, radicada em Paris há 50 anos, tem se destacado pelos projetos de grande porte vencedores em importantes concursos internacionais na França e na China. Ela irá falar no IED (Istituto Europeo di Design), na Urca, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 21 de março de 2019, sobre a “Nova arquitetura e a arquitetura de conexões", em que abordará seus principais projetos e o conjunto de conceitos éticos que defende para uma arquitetura do século 21, como o desenvolvimento sustentável, as conexões sociais, o respeito ao contexto urbano, e a flexibilidade para o futuro, abrindo possibilidades para intervenções posteriores. Na ocasião lançará na cidade seu livro monográfico que percorre sua trajetória profissional.

A publicação editada pela The Images Publishing Group Pty Ltd,tem 256 páginas, formato de 30,6cm x 23cm, e texto do respeitado pesquisador norte-americano Philip Jodidio, autor de livros dedicados aos arquitetos Tadao Ando, Norman Foster, Renzo Piano, Jean Nouvel, Shigeru Ban, Oscar Niemeyer e Zaha Hadid. O livro traz uma seleção de seus principais trabalhos em arquitetura, urbanismo, design, museografia e cenografia. Editado em quatro idiomas (português, francês, inglês e espanhol), o livro percorre a trajetória profissional de Elizabeth de Portzamparc ao longo dos últimos 30 anos.

Elizabeth de Portzamparc integra o Comitê de Honra do 27° Congresso Internacional de Arquitetos (UIA), que será realizado em 2020 no Rio de Janeiro.

Entre os projetos mais recentes de Elizabeth de Portzamparc estão o Musée de la Romanité, em Nîmes, inaugurado em junho do ano passado, e a torre-bairro com cerca de 300 metros de altura Taichung Intelligence Operation Center, em Taiwan, com inauguração prevista para 2021. Outro projeto vencedor, com as obras iniciadas em janeiro, é o Palácio das Ciências, em Zhangjiang, Xangai, com 90 mil metros quadrados.

COMITÊ DE HONRA DO UIA 2020 RIO
O Comitê de Honra do 27° Congresso Internacional de Arquitetura – UIA 2020 Rio – é presidido pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, e integrado pelos arquitetos Alvaro Siza Vieira, Jaime Lerner e Elizabeth de Portzamparc, a editora Marisa Moreira Salles, o músico e ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil, e o embaixador André Corrêa do Lago, membro do júri do Pritzker Architecture Prize. A missão do Comitê sugerir temas para os debates e divulgar este grande evento, considerado o mais importante da área.

SOBRE ELIZABETH DE PORTZAMPARC
Elizabeth de Portzamparc – Jardim Neves, em solteira – nasceu no Rio de Janeiro, de família mineira ligada a intelectuais e com forte tradição humanista. Em 1969, quando cursava o primeiro ano de sociologia na PUC Rio, foi para Paris, onde continuou seus estudos, em economia e sociologia, com pós-graduações em prestigiosas instituições, como seu mestrado em Antropologia e Sociologia Urbana na EHSS (École des Hautes Études en Sciences Sociales – Université Paris V) e pós-graduação em urbanismo no IEDES (Institut d’Études Economiques pour le Développement Social – Université Paris I).

Grandes projetos assinados por ela, que estão em andamento, e que venceram concursos internacionais:

• No dia 2 de junho foi inaugurado o importante “Musée de la Romanité”, em Nîmes, cidade do sul da França, para abrigar raras coleções arqueológicas, com 25 mil peças, que cobrem um período de 25 séculos. Projeto vencedor em 2012.

• Em TAIWAN – Projeto vencedor em 2017– Torre de quarta geração, com com 262 metros de altura, e o inovador conceito de abrigar um bairro em si, com praças. A torre terá ainda um centro digital cultural, comércio, escritórios e restaurantes. Área: Centro cultural digital: 24 mil metros quadrados. Comércio: 2 mil metros quadrados. Restaurante: 2 mil metros quadrados. Escritórios: 40 mil metros quadrados. Entrega prevista para 2021

• Em XANGAI, CHINA – SCIENCE HALL OF ZHANGJIANG SCIENCE CITY, uma cidade das ciências, auditório, salas de exposição, percurso educativo dedicado ao Centro das Ciências. Área: 90 mil metros quadrados. Projeto vencedor em 2017.

• GRAND OUEST EM MASSY – BAIRRO DE ATLANTIS – Área: 85 mil metros quadrados. Neste novo centro urbano, foram trabalhados três lotes, com uma hierarquia de espaços claramente identificável: a Place des Trois Gares, numa escala metropolitana, seguida pela Place du Grand Ouest, na escala da cidade, e finalmente a place du Cèdre, mais íntima, na escala do bairro. Esses espaços são pontuados por edifícios- visíveis de todos os ângulos, como a “Ellipse”, situada na entrada norte, cujas formas “dançantes” convidam a penetrar e descobrir o bairro. Esses espaços e dispositivos arquiteturais favorecem os encontros e se tornam suportes e catalisadores de vida social. Inauguração em outubro de 2017. Projeto vencedor em 2012.

• AUBERVILLIERS, Grand Paris – GRANDE BIBLIOTECA DE DOCUMENTAÇÃO (GED) DO CAMPUS CONDORCET da Université Paris, que reunirá 45 bibliotecas especializadas em Ciências Humanas e Sociais, espaços de logística, arquivos e reservas, um auditório, café, livraria e jardins. Área: 23.060 metros quadrados. Projeto vencedor em 2014 – Entrega prevista para 2019

• LE BOURGET, GRAND PARIS – ESTAÇÃO ICÔNICA, com 13 mil metros quadrados, será um eixo que irá conectar diferentes meios de transporte em diferentes escalas: local, regional, nacional e internacional. Projeto vencedor em 2014 – Entrega prevista para 2022

  • Título

    Palestra de Elizabeth de Portzamparc no IED
  • Tipo

    Palestra
  • Organizadores

    Elizabeth de Portzamparc
  • De

    21 de Março de 2019 07:30 PM
  • Até

    21 de Março de 2019 09:00 PM
  • Onde

    IED (Istituto Europeo di Design)
  • Endereço

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Palestra de Elizabeth de Portzamparc no IED sobre seus projetos na França e na China" 21 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913671/palestra-de-elizabeth-de-portzamparc-no-ied-sobre-seus-projetos-na-franca-e-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.