NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3

NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3 - Imagem 20 de 36NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3 - Imagem 2 de 36NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3 - Imagem 3 de 36NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3 - Imagem 4 de 36NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3 - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: FAHR 021.3
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  64
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Chao Yu Chen
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, GRAPHISOFT, Rhino 3D
  • Arquitetos Responsáveis: Hugo Reis, Filipa Frois Almeida
  • Equipe De Projeto: Catarina Azevedo, Sérgio Marafona, Lena Breitenborn
  • Clientes: Taitung Design Center
  • Engenharia: Po-Tao Cheung
  • Paisagismo: Lian Xin Nursery Garden
  • Construtor: Shen Mao Green House
  • Cidade: Taitung
  • País: Taiwan
Mais informaçõesMenos informações
NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3 - Imagem 15 de 36
© Chao Yu Chen

Descrição enviada pela equipe de projeto. O local de intervenção trata-se de um antiga estação de comboios desativada há mais de uma década na cidade de Taitung, Taiwan. A estação desempenhou um papel importante no crescimento da região tendo ficado um espaço vazio aquando o seu abandono. Inserida num esforço do governo local em reativar esta zona da cidade, a ideia é transformar a estação num espaço cultural, flexível e para todos.

NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3 - Imagem 9 de 36
© Chao Yu Chen
NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3 - Imagem 31 de 36
Implantação
NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3 - Imagem 28 de 36
© Chao Yu Chen

No estúdio acreditamos que este tipo de vazios concentram em si a oportunidade gerar novos usos e, atendendo ao sentido de apropriação dos cidadãos, achámos que fazia sentido desenhar um espaço livre e sem função, um espaço disponível para diferentes formas de estar. Um espaço para nada é na verdade um espaço onde tudo pode acontecer, um espaço que promova reflexão e um novo início, um espaço de liberdade e sem código, um espaço individual ou um espaço colectivo, um espaço que se termina na relação que estabelece com qualquer um.

NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3 - Imagem 21 de 36
© Chao Yu Chen

A forma é resultado de uma intenção de simplicidade traduzida num enorme cubo branco translúcido de 8 x 8 x 8m que apenas se desfaz num vértice que se ergue no ar e assinala o momento de incursão ao interior. Através de um gesto leve quisemos desmontar o peso e a escala da forma, como se quiséssemos ver o que está por baixo do pano e o levantássemos para deixar entrar o olhar.

NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3 - Imagem 30 de 36
© Chao Yu Chen

O interior não é mais do que uma sala no exterior, quatro paredes que se erguem e nos direcionam o olhar para o céu, um espaço inacabado, uma extensão do parque e do jardim que o antecede e lhe confere habitabilidade. Um espaço onde se pode estar sozinho ou em grupo, numa exposição ou num concerto de música, numa sessão de meditação ou a brincar envolvidos por vapor de água ou luz, um espaço para todos e de todos. Assim é o interior como o exterior. Um desafio à espontaneidade e à apropriação do espaço público.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Taitung, Taitung City, Taitung County, Taiwan

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3" 24 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913527/nook-place-for-nothing-fahr-02> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.