Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço Público
  4. Taiwan
  5. FAHR 021.3
  6. 2018
  7. NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3

NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3

  • 10:00 - 24 Março, 2019
  • Curadoria de Matheus Pereira
NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3
NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3, © Chao Yu Chen
© Chao Yu Chen

© Chao Yu Chen © Chao Yu Chen © Chao Yu Chen © Chao Yu Chen + 36

  • Arquitetos

  • Localização

    Taitung, Taitung City, Taitung County, Taiwan
  • Arquitetos Responsáveis

    Hugo Reis, Filipa Frois Almeida
  • Equipe de Projeto

    Catarina Azevedo, Sérgio Marafona, Lena Breitenborn
  • Área

    64.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

    © Chao Yu Chen
    © Chao Yu Chen

    Descrição enviada pela equipe de projeto. O local de intervenção trata-se de um antiga estação de comboios desativada há mais de uma década na cidade de Taitung, Taiwan. A estação desempenhou um papel importante no crescimento da região tendo ficado um espaço vazio aquando o seu abandono. Inserida num esforço do governo local em reativar esta zona da cidade, a ideia é transformar a estação num espaço cultural, flexível e para todos.

    © Chao Yu Chen
    © Chao Yu Chen
    Implantação
    Implantação
    © Chao Yu Chen
    © Chao Yu Chen

    No estúdio acreditamos que este tipo de vazios concentram em si a oportunidade gerar novos usos e, atendendo ao sentido de apropriação dos cidadãos, achámos que fazia sentido desenhar um espaço livre e sem função, um espaço disponível para diferentes formas de estar. Um espaço para nada é na verdade um espaço onde tudo pode acontecer, um espaço que promova reflexão e um novo início, um espaço de liberdade e sem código, um espaço individual ou um espaço colectivo, um espaço que se termina na relação que estabelece com qualquer um.

    © Chao Yu Chen
    © Chao Yu Chen

    A forma é resultado de uma intenção de simplicidade traduzida num enorme cubo branco translúcido de 8 x 8 x 8m que apenas se desfaz num vértice que se ergue no ar e assinala o momento de incursão ao interior. Através de um gesto leve quisemos desmontar o peso e a escala da forma, como se quiséssemos ver o que está por baixo do pano e o levantássemos para deixar entrar o olhar.

    © Chao Yu Chen
    © Chao Yu Chen

    O interior não é mais do que uma sala no exterior, quatro paredes que se erguem e nos direcionam o olhar para o céu, um espaço inacabado, uma extensão do parque e do jardim que o antecede e lhe confere habitabilidade. Um espaço onde se pode estar sozinho ou em grupo, numa exposição ou num concerto de música, numa sessão de meditação ou a brincar envolvidos por vapor de água ou luz, um espaço para todos e de todos. Assim é o interior como o exterior. Um desafio à espontaneidade e à apropriação do espaço público.

    Ver a galeria completa

    Localização do Projeto

    Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
    Sobre este escritório
    Cita: "NOOK . Place for nothing / FAHR 021.3" 24 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913527/nook-place-for-nothing-fahr-02> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.