Edifício JA1205 / Cubero Rubio

© Ramiro Sosa

Edifício JA1205 / Cubero Rubio - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Cubero Rubio; Cubero Rubio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5092
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ramiro Sosa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Abelson, Arienclima, Armaferro, Aserradero Vagol, Calera Buenos Aires, Calera Congreso, Cerámica Ctibor, Compañía Esteban, Energy Safe, FADE Ingeniería, Navarro Ache, PERI, Se-Co Servicios Constructivos, The Flooring Company
  • Colaborador De Gerenciamento De Construção: Brian Gorban
  • Colaboradores De Projeto: Juan Pablo Castellano, Maia Lax, Gabriel Schesak, Romina Garino, Ayelen Garcia Palma, Andrea Anselmo
  • Outros Colaboradores: Leonardo Trabattoni, Mailen Pellegrino
  • Cliente: Inversores Privados
  • Projeto E Gerenciamento: Juan Pedro Rubio, Agustín Cubero
  • Projeto De Interiores Das áreas Comuns: Plan Arquitectura
  • Projeto De Interiores Dos Departamentos: MeMo Arquitectas
  • Cidade: Palermo
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A síntese projetual para o edifício residencial JA1205 surge da conformação de dois volumes com quatro pavimentos cada um, implantados na parte frontal e posterior do terreno, um lote de três frentes entre empenas, no bairro de Palermo, Buenos Aires, Argentina.

© Ramiro Sosa

Os volumes foram organizados com o objetivo de receber um total de trinta e oito unidades - de um, dois, três e quatro ambientes -, distribuídas entre o primeiro e o quarto andar. A combinação de diversas tipologias residenciais parte da busca pela individualidade de cada uma dentro do conjunto, a ideia de casa própria em um contexto coletivo. Outra decisão de projeto foi deixar o térreo livre de unidades, o que permitiu alojar dois locais comerciais, respondendo às características do bairro, com acessos de pedestre e veículos e áreas de uso comum, como piscina, academia, sauna e sanitários.

© Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

O projeto consolida a frente disponível e se incorpora na dinâmica comercial e viva do bairro em seu térreo, além de dar escala a partir do vazio e pé-direito duplo do acesso. Atrás desse primeiro bloco aparece o pátio central coletivo, com as áreas comuns de piscina e academia que antecedem o segundo corpo.

© Ramiro Sosa

Ambos os volumes se vinculam entre si através de um sistema de passarelas para pedestres semi-cobertas. Dessa forma, se atinge uma circulação contínua de transição entre o espaço interno e o externo. Da mesma forma se relaciona o vazio central -três pátios que satisfazem as necessidades de iluminação e ventilação- com o entorno urbano, otimizando o modo de habitar uma residência contemporânea urbana de média densidade. O vazio, o nada e o ar ao redor das coisas, são os elementos que criam o espaço e a presença. Não se trata simplesmente de um vazio, ou da ausência de conteúdo, mas de um espaço consciente, um respiro que permite valorizar as outras partes da obra, ou inclusive criar novos significados. Esse espaço não pode ser entendido por si mesmo, sempre deve ser lido em relação com seu contexto: os elementos presentes delimitam o espaço vazio. Nesse sentido, a compreensão do pátio permite a consciência simultânea da forma e da contra-forma. O sistema de adição carrega implícito o sistema de gradação, onde cada unidade transmite informação para a próxima, tensionando o vazio que contêm. Luz e escuridão, natureza e arquitetura, público e privado, casa e cidade, um mundo e outro, são opostos que se dissolvem até criarem um sistema gradual e contínuo.

© Ramiro Sosa

O grande pátio central é o elemento que estrutura o conjunto, que conforma uma "vizinhança" de 38 unidades residenciais particulares e singulares, diferentes umas das outras, ao redor de um pátio comum que funciona como átrio. A espacialidade interna dos três pátios contribui para a criação de uma paisagem própria. O acesso a cada residência se da através de um percurso ameno, luminoso e espacial, permitindo muitas vezes o contato com os vizinhos, substituindo o típico núcleo fechado por circulações verticais e horizontais abertas, permitindo diversas vistas. A alternância de plantas de diferentes tipologias cria uma dinâmica mutável nesse espaço. A variedade de apartamentos aceita formas de vida menos padronizadas e mais diferentes, assim como uma nova convivência de diversos tipos de grupos familiares.

© Ramiro Sosa

As unidades do conjunto são  -segundo a imagem concebida na busca por um habitar contemporâneo - sintéticas e de características refinadas. Algumas possuem o valor próprio da varanda como elemento de expansão direta até o espaço urbano; outras o fazem através de pátios ou terraços. Esta ideia de expansão é característica no projeto e se consolida através da incorporação de áreas verdes e piscinas privadas nas varandas.

© Ramiro Sosa

Encontrou-se na assimetria e na desigualdade o caminho para a ordem. O desenho das fachadas, as dimensões mínimas e números ímpares, são o reflexo da uma natureza que é, precisamente, perfeita em sua imperfeição. E é precisamente através dessas linhas simples que a arquitetura é capaz de sugerir, e não revelar, de dotar de um ar de mistério tudo aquilo que não é evidente. A obra convida a ser descoberta através de um desenho cheio de equilíbrio que transmite tranquilidade e silêncio, no qual predomina a ausência do desnecessário.

© Ramiro Sosa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Julián Álvarez 1205, C1414DRY CABA, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício JA1205 / Cubero Rubio" [Edificio JA1205 / Cubero Rubio] 27 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913222/edificio-ja1205-cubero-rubio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.