Casa AR / NV Arquitetura

Casa AR / NV Arquitetura

Casa AR / NV Arquitetura - Imagem 2 de 40Casa AR / NV Arquitetura - Imagem 3 de 40Casa AR / NV Arquitetura - Imagem 4 de 40Casa AR / NV Arquitetura - Imagem 5 de 40Casa AR / NV Arquitetura - Mais Imagens+ 35

  • Arquitetos: NV Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  545
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rpdois Imagens
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, AutoDesk, Direção da Luz, Indusparquet, Lemca, Luxion, Omega Light, Power Lume, VEKA, iluminar
Mais informaçõesMenos informações
Casa AR / NV Arquitetura - Imagem 6 de 40
© Rpdois Imagens

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa AR foi planejada com os clientes, um jovem casal com um filho pequeno, a partir do primeiro momento em que sentiram que o apartamento em que viviam, também projeto do escritório, estava pequeno para as necessidades da vida em família.O terreno foi escolhido e o projeto desenvolvido ao longo de 6 meses. Durante a construção, ainda mais envolvidos com o projeto, os clientes adquiriram mais um terreno, o que valorizou a área externa, piscina e varandas.

Casa AR / NV Arquitetura - Imagem 12 de 40
© Rpdois Imagens

As diretrizes que nortearam o projeto, além das necessidades do casal, foram a preocupação com o conforto, tanto físico e emocional como tecnológico, ou seja, é uma casa contemporânea, automatizada, inteligente e eficiente, mas também aconchegante e acolhedora. Do projeto à execução, tudo foi escolhido e construído com atenção, técnica e sensibilidade, e o resultado é uma casa que tem o DNA dos donos em cada detalhe.

Casa AR / NV Arquitetura - Imagem 2 de 40
© Rpdois Imagens

A volumetria desenvolvida em dois pavimentos, foi pensada para valorizar 3 materiais: pedra, concreto e madeira. E as esquadrias são um diferencial neste projeto, uma combinação de madeira natural e PVC amadeirado VEKA, fabricadas pela Scheid Esquadrias que assessoraram o escritório ainda na fase inicial de projeto, todo desenvolvido em Revit, para o perfeito casamento entre os diferentes materiais. Todas as esquadrias, internas e externas, são piso x teto. Os perfis VEKA foram selecionados para terem o acabamento da madeira natural, e mesmo com vidros insulados e laminados ainda possibilitarem um ótimo funcionamento nos grandes panos de correr utilizados nos dois pavimentos.

Casa AR / NV Arquitetura - Imagem 10 de 40
© Rpdois Imagens
Casa AR / NV Arquitetura - Imagem 40 de 40
Planta
Casa AR / NV Arquitetura - Imagem 15 de 40
© Rpdois Imagens

A intenção de ambientes integrados se percebe já na entrada da casa, onde a bancada do lavabo faz parte do hall social. Living, jantar, cozinha e churrasqueira, típica da casa gaúcha, se integram de forma fluída e são organizados ao redor de um eixo central: a escada. A comunicação com a área externa, através das grandes portas, permite que a varanda e o pergolado em madeira colada, ampliem a área de lazer.

Casa AR / NV Arquitetura - Imagem 19 de 40
© Rpdois Imagens

Todo piso externo é nivelado, assim como o gramado que era a principal premissa dos clientes para o jardim: um espaço amplo e sem desníveis. A parede e forros de madeira nas varandas, aquecem a pedra e o concreto aparente usados externamente. Os efeitos indiretos de iluminação, mantem íntegros os forros e painéis. O elemento de pedra da lareira que divide a varanda e área da parrilla, proporciona um uso comum para os dois ambientes.

Casa AR / NV Arquitetura - Imagem 36 de 40
© Rpdois Imagens

O paisagismo respeitou os desejos dos clientes de pouca manutenção mas é cheio de particularidades como hortas em vasos altos, palmiteiros, plantas tropicais e bambus, exuberante e original. No piso superior, a sala íntima com mezanino para o living, proporciona uma bonita visão do jardim, assim como luminosidade e ventilação natural, esse espaço é também a integração entre as 3 suítes da casa.

Casa AR / NV Arquitetura - Imagem 4 de 40
© Rpdois Imagens

Destaque especial para os 71 m² da suíte do casal, onde banho, camarim, banheira e closet podem ser totalmente compartimentados por portas de correr para dar privacidade ou totalmente integrados. Nos balcões do segundo andar as esquadrias acompanham toda a largura de duas das fachadas da casa, as folhas de correr, em PVC amadeirado da VEKA, são protegidas por venezianas sanfonadas verticais em madeira natural que, fechadas, se transformam em um grande painel. Esse ripado de madeira é parte importante da arquitetura e aparece em forros e painéis, dentro e fora da casa.

Casa AR / NV Arquitetura - Imagem 29 de 40
© Rpdois Imagens

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AR / NV Arquitetura" 03 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913197/casa-ar-nv-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.